Vinte e dois espantalhos ‘invadiram’ os jardins de Fafe numa iniciativa para assinalar o arranque da primavera e também o Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março.
A II Exposição de Espantalhos, designada por “Justo, o espantalho poeta”, é uma organização do Município de Fafe, através da Biblioteca Municipal.
“Com esta exposição pretende-se recuperar e dinamizar uma tradição que tem perdido expressão ao longo do tempo e sensibilizar a comunidade local para a tradição da execução de espantalhos, bem como para a sua importância, promovendo a criatividade e estimulando o espírito criativo e o envolvimento em torno de uma iniciativa que apela à redução e reaproveitamento de resíduos”, refere a Câmara em comunicado enviado a O MINHO.
O presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, marcou presença na inauguração desta exposição que contou com um momento dedicado à leitura de poemas pelos membros do NALF, da AAPEIF, alunas da Escola Secundária e escritor Albino Abreu. A animação ficou a cargo do Grupo de Bombos da CERCIFAF e do Grupo de Cavaquinhos da AAPEIF.
Os espantalhos foram elaborados pela Associação Cultural e Recreativa de Travassós, Junta de freguesia de Vinhós, Associação Cultural e Recreativa de Fornelos, Escola Básica de Arões S. Romão, Junta de Freguesia de Arões Santa Cristina, Escola Básica Padre Joaquim Flores, AAPAEIF , Bolota Campestre, Grupo Coral de Armil, Coral de Antime – Grupo Cultural e Recreativo, CERCIFAF – Centro de Formação e Emprego, Associação de Reformados de Arões São Romão, Escola Básica de Quinchães, Escola Básica de Moreira do Rei, Freguesia de Cepães e Fareja, Jardim de Infância de Antime, Junta de Freguesia de Arões S. Romão, Centro de Convívio de Ardegão, Arnozela e Seidões, Escola Básica de Seidões, Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, Escola Básica de Fareja e pela Junta de Freguesia de Passos.
A exposição está patente até ao dia 21 de abril.