A Adif, gestora da infraestrutura ferroviária em Espanha, anunciou que adjudicou uma obra de 49 milhões para a “renovação integral” da linha de comboio de Guillarei e Redondela, na província de Pontevedra, numa extensão de 23,5 quilómetros, o que vai beneficiar as ligações à fronteira portuguesa.
A intervenção contempla colocação de travessas, balastro e desvios novos de forma a “adaptar a linha à modernização da sua eletrificação”.
Serão ampliados os quatro túnel, que serão dotados com novos sistema de proteção civil e segurança, e construído muros de ancoragem para postes de catenária
A Adif vai construir ainda um novo viaduto na estrada N-550, intervir em 20 passagens inferiores e renovar uma estação, entre outros trabalhos anunciados ontem.
“A ação representa um novo passo no plano de modernização que a Adif está a empreender em toda a linha Ourense-Vigo Guixar, denominada ‘Linha do Minho’, que inclui a ligação Guillarei-fronteira portuguesa, com um investimento de 265 milhões de euros. A rota será assim adaptada aos parâmetros do Corredor Atlântico, a ligação com Portugal será reforçada e a capacidade de tráfego, tanto de passageiros como de mercadorias, será aumentada”, lê-se no comunicado da Adif.
A empresa informou ainda que já concluiu a renovação da plataforma da linha, a eletrificação do trecho Guillarei-Tui e a extensão para 750 metros das plataformas de As Gándaras.
Além disso, contratou recentemente a reabilitação do troço Vigo Guixar-Redondela, por 32,7 milhões de euros, e as obras que completam a remodelação da estação de Redondela e “reforçam a sua acessibilidade” (instalação de elevadores, equipamento da passagem subterrânea, renovação de sanitários e outras instalações, e remodelação da praça de acesso).