Espanha adjudica estudo para ligar alta velocidade ao Minho

Foto: Renfe / Arquivo

O Governo espanhol adjudicou a realização de um estudo para a saída sul de Vigo, um troço ferroviário de alta velocidade entre a cidade e Valença, parte da linha projetada que ligará a Galiza ao Porto, segundo um comunicado.

De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana de Espanha consultado hoje pela Lusa, o estudo “avaliará as alternativas de traçado para habilitar a estação Vigo-Urzáiz como ponto de passagem, dando continuidade ao Eixo Atlântico de alta velocidade até Portugal”.

Segundo o texto, datado de quarta-feira, a realização do estudo da saída sul de Vigo foi adjudicado por 884,2 mil euros ao agrupamento de empresas Prointec-Geoconsult, “com um prazo de execução de 18 meses”.

“A adjudicação trata-se de um novo passo para potenciar as conexões ferroviárias entre Espanha e Portugal, de acordo com o compromisso assumido por ambos os países na XXXIV Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Lanzarote no passado mês de março”, refere o ministério espanhol.

A entidade liderada pela ministra Raquel Sánchez Jiménez, assinala que “neste caso concreto, avança-se na ligação em alta velocidade entre Vigo e o Porto”.

“O objetivo deste estudo é desenvolver alternativas de percurso para dar continuidade ao Eixo Atlântico de alta velocidade em direção a Portugal, para o qual será definido uma nova configuração da estação de Vigo-Urzáiz como passagem”, refere o comunicado.

O objetivo é também projetar “um novo troço ferroviário” que conectará a linha de alta velocidade “com a linha convencional em direção a Tui”, o que “também permitirá o reordenamento do tráfego ferroviário na área de Vigo”.

O contrato inclui a prestação de serviços de engenharia para realização de procedimentos de informação pública e audiências às administrações, análise de denúncias recebidas e obtenção de autorização ambiental, até a aprovação final do estudo.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Atenção, Braga. Trânsito condicionado devido à Rampa da Falperra

Próximo Artigo

Governo aprova proposta de Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa

Artigos Relacionados
x