Escolhidos projetos do Laboratório de Verão de apoio à criação artística de Braga

gnration Foto: CM Braga / Arquivo

Projetos dos artistas Bárbara Fonte, Cláudia Cibrão e das duplas Guache e Lucas Carneiro e Manuel Costa foram os escolhidos para os Laboratórios de Verão do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e do gnration, anunciaram os promotores.

“’A mais inábil candura’, instalação vídeo de Bárbara Fonte, apresenta uma sucessão de ações performativas filmadas em estúdio; a instalação interativa, que alia um jogo de computador, ‘HIC SVNT SERPENS’, criada por Lucas Carneiro e Manuel Costa; ‘Pintura Imaterial’, de Cláudia Cibrão, instalação visual que trata os conceitos de sombra própria e projetada, e ‘Improvisação em duas vias’, uma performance instalação de peças acusmáticas pelo duo experimental Guache”, são os quatros projetos selecionados nos Laboratórios de Verão 2023, como indica o comunicado dos promotores, hoje divulgado.

A edição deste ano somou perto de “meia centena de candidaturas para as quatro vagas existentes”. A seleção foi feita pela diretora artística do CIAJG, Marta Mestre, o diretor artístico do gnration, Luís Fernandes, e pelo artista Paulo Mendes, curador do projeto Editoria.

O programa Laboratórios de Verão tem por objetivo “potenciar a criação artística no território do distrito de Braga”, destina-se a artistas ou coletivos residentes ou naturais desta região, “que se proponham a desenvolver conteúdos nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou no cruzamento” disciplinar.

Os projetos serão desenvolvidos em formato de residência artística nas duas estruturas, sendo posteriormente apresentados publicamente.

Os Laboratórios de Verão, criados em 2015 pelo gnration, de Braga, contam com o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, na nona edição.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Negócios de Benfica, Porto e Sporting sob investigação superam os 228 milhões

Próximo Artigo

Marcelo promulga com críticas decreto que altera regimes jurídicos da habitação

Artigos Relacionados
x