Seguir o O MINHO

Ave

“Escolas Saudáveis, Famílias Saudáveis”. CESPU promove ciclo de conferências até junho

em

O efeito do sono, ou da falta dele, sobre a disposição física e mental das pessoas é conhecido desde tempos imemoriais. Apesar disso, a importância do sono na aprendizagem tem sido nos últimos anos objeto de vários estudos. É este o tema do próximo debate do segundo ciclo de conferências “Escolas Saudáveis, Famílias Saudáveis”, promovido pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (Cespu), em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a FECAPAF (Federação Concelhia de Pais de VN Famalicão), segundo informou a autarquia.

Tendo como convidado o médico neurologista do Hospital de Santo António no Porto, António Martins da Silva, a próxima conferência “Sono e Aprendizagem”, realiza-se esta sexta-feira, 07 de abril, pelas 21:00 horas, na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, sita na rua José António Vidal.

Esta é a segunda conferência depois de, no passado dia 24 de março, o tema “Aprender a Envelhecer” ter reunido à conversa o presidente da Cespu, António Almeida Dias, o médico Domingos Gomes, a ex-autarca de Vila Nova de Famalicão, Ana Paula Costa e o médico e assessor do Presidente da República para a Saúde, Mário Pinto.

No dia 28 de abril, o tema é “Mundo Virtual: o Céu e o Inferno” e tem como convidada Marlene Matos, doutorada em Psicologia da Justiça.

No dia 5 de maio, debate-se “Escolas: Educar para a Cidadania”, com o diretor do agrupamento de escolas de Gondifelos Jones Maciel, o professor e coordenador da EB1 de Delães, António Abreu, com a ex-dirigente associativa, Patricia Peixoto e um pai Daniel Machado, o moderador será o psicólogo, Jorge Pereira.

Entretanto, no dia 9 de junho, a discussão gira em torno do tema “A Vocação e o Acesso ao Ensino Superior”, com a psicóloga e co-fundadora do projeto Inspiring Future Filipa Cunha, com o presidente da Confap, Jorge Ascensão, com o psicólogo, José Maranhão, e o moderador será António Almeida Dias.

As conferências encerram no dia 30 de junho, com o tema “As Autarquias, o Ensino e a Saúde”, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha e o eurodeputado e presidente da Assembleia Municipal de Famalicão, Nuno Melo.

A iniciativa que tem como objetivo envolver as escolas e as famílias no debate de temas da saúde decorre mensalmente até Junho, com seis conferências no total, a realizar-se nas instalações da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, com entrada gratuita.

Todas as conferências iniciam pelas 21:00 e são de entrada livre, no entanto sujeitas as inscrições através do site www.cespu.pt.

Populares