Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Escolas de Viana já preparam as comemorações do 20.º aniversário da covid-19

Agrupamento de Escolas da Abelheira

em

Foto: DR

O agrupamento de Escolas da Abelheira, em Viana do Castelo, está já a preparar a cerimónia comemorativa do 20.º aniversário da pandemia, em 16 de março de 2040. “Nesse dia vai acontecer, de certeza, uma cerimónia comemorativa dos 20 anos do 1.º confinamento escolar causado pela covid-19”, explica a escola, acrescentando que essa data será comemorada com a abertura de uma “Caixa de Memórias” que vai ser encapsulada no próximo 31 de maio.

“Esta cerimónia faz parte de um projeto, iniciado ainda no tempo de confinamento, e consiste na recolha de testemunhos escritos, vídeos e objetos que representam a memória do tempo vivido na escola pela geração da covid-19”, explica o agrupamento.

A cerimónia, no dia 31 de maio, pelas 18:30, na escola sede do agrupamento (Escola EB23 de Abelheira, Rua José Augusto Vieira, Viana do Castelo), incluirá um momento simbólico de homenagem aos profissionais de saúde, socorro e polícia, que foram convidados a estar representados.

A agrupamento assinala que o projeto mobilizou os alunos e visa reforçar a importância da memória na construção da personalidade e da sociedade. Assim, os alunos (e os restantes membros da comunidade escolar) foram convidados a preparar mensagens e textos de memória, a enviar para o futuro e que vão ser preservados fechados durante quase duas décadas.

Esses objetos e testemunhos vão ser guardados numa cápsula do tempo, uma caixa de betão estanque, a que chamamos Caixa de Memórias 2020/2040. Esta caixa vai ser fechada a 31 de maio e será reaberta, 18 anos depois, a 16 de março de 2040, a data em que se comemoram 20 anos sobre o início do 1.º confinamento escolar.

A cerimónia contará com um minuto de silência pelas vítimas da covid-19.

Populares