Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Escolas de Mondim de Basto com obras na cobertura para travar entrada da chuva

em

A Escola EB2,3 e Secundária de Mondim de Basto vai sofrer obras urgentes na cobertura, numa parceria entre a autarquia e o Ministério da Educação, que visa dar resposta a uma reclamação antiga da comunidade escolar, informou, esta terça-feira, o município.

O frio e a água da chuva que entrava nas salas de aula desta escola, onde estudam cerca de 620 alunos, motivaram manifestações por parte de pais e alunos, ainda visitas de partidos políticos e a intervenção da câmara liderada pelo socialista Humberto Cerqueira.

Precisamente por causa da chuva, a escola teve no outono/inverno três salas fechadas e mais nove condicionadas e que tiveram que estar de janelas abertas para que a água que caía dentro fosse escoada através de plásticos para o exterior.

No comunicado desta terça, o município refere ter formalizado um acordo de colaboração com o Ministério da Educação que “tem como finalidade a realização de obras urgentes” na Escola EB 2,3/S de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real.

Através deste acordo, o ministério vai proceder à transferência de 163 mil euros para a autarquia, que fica responsável pela elaboração dos projetos de arquitetura e das especialidades, por adjudicar a obra, bem como garantir a fiscalização e a coordenação da empreitada.

“Para além desta obra na cobertura, que garantirá as condições necessárias para o arranque do novo ano letivo, a câmara municipal está já a trabalhar num projeto de requalificação da escola, no valor de 2,5 milhões de euros”, afirma, em comunicado, o presidente Humberto Cerqueira.

O autarca explica que este projeto vai ser alvo de uma candidatura ao programa de apoio comunitário Portugal 2020, o que deverá acontecer até outubro, prevendo-se que “as obras se iniciem ainda no decorrer do ano de 2017”.

A EB2,3 e Secundária de Mondim de Basto foi construída há cerca de 30 anos e sofreu uma intervenção em 2000, com a construção de um novo pavilhão.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Mondim de Basto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares