Escolas de Braga entregam aos alunos armadilhas artesanais para vespas asiáticas

Para colocarem nas árvores de fruto em casa

A Escola Secundária Alberto Sampaio e na Escola de Nogueira, em Braga, promoveram hoje uma ação de sensibilização sobre a vespa velutina e entregaram aos alunos armadilhas para colocarem nas árvores em casa.

Em comunicado, a autarquia explica que nesta ação foi apresentada a campanha “Se tens uma árvore de fruta, coloca esta armadilha”, uma iniciativa do agrupamento de Escolas Alberto Sampaio no combate a esta espécie invasora que envolveu a comunidade escolar na criação de cerca de 400 armadilhas artesanais, com recurso a garrafas de plástico.

O objetivo passa por fazer com que “cada aluno que tenha uma árvore de fruto leve uma armadilha para casa de modo a capturar o maior número de vespas velutinas possível”.

A ação foi acompanhada pela mascote Alberto (Im)Prudêncio, que apadrinha esta campanha. Foto: CM Braga

Altino Bessa, vereador do Município de Braga, fez uma breve apresentação aos alunos dos esforços que estão a ser efetuados no combate à vespa velutina. Através de uma candidatura da CIM Cávado ao POSEUR, o Município tem vindo a distribuir várias armadilhas seletivas com atrativo de isco alimentar para captura e monitorização das vespas fundadoras.

Foto: CM Braga
Foto: CM Braga

Até à data foram entregues cerca de 180 armadilhas, distribuídas pelos apicultores do concelho, pelas Eco-Escolas, juntas de freguesia e colocadas em locais estratégicos previamente definidos pela Proteção Civil, que coordena o trabalho de georreferenciação das armadilhas e executa a monitorização do projeto.

“O projeto pretende implementar uma estratégia comum de prevenção e controlo desta espécie invasora através da distribuição do maior número de armadilhas por todo o território municipal”, explica a Câmara.

A vespa velutina é predadora de abelhas e de outros insetos polinizadores e, por isso, provoca um desequilíbrio nos ecossistemas, representando ainda um perigo para a saúde dos cidadãos pelos efeitos da sua picada.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados