Seguir o O MINHO

Esposende

Escola em Esposende vai suspender aulas à tarde por falta de funcionários

Em Forjães

em

Foto: DR / Arquivo

A Escola Básica de Forjães, em Esposende, vai, a partir de segunda-feira, suspender as aulas dos 2.º e 3.º ciclos no período da tarde por falta de funcionários, disse hoje à Lusa a diretora do agrupamento.


Segundo Paula Cepa, diretora do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, a suspensão deverá durar até quinta ou sexta-feira, altura em que espera já ter ao serviço 10 novos assistentes operacionais, todos a meio tempo.

“Já estávamos a trabalhar no limite, mas agora tivemos de partir para esta medida face à baixa médica de alguns funcionários”, referiu.

Assim, apenas os alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar terão aulas todo o dia, estando-lhes assegurado o acesso à cantina.

Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos vão para casa após as aulas da manhã.

Neste momento, e segundo Paula Cepa, está em fase final o processo de contratação de 10 funcionários a meio tempo.

“Na prática, estamos a falar de cinco lugares que ficam preenchidos”, referiu.

Anúncio

Cávado

Esposende: Clube de Bicicletas Antigas de Marinhas doa 3.500 euros ao Serginho

“Juntos pelo Serginho”

em

Foto: Facebook de "juntos pelo Serginho"

O Clube de Bicicletas Antigas de Marinhas, em Esposende, doou 3.500 euros para ajudar a família do Serginho, que conta com dificuldades financeiras depois da criança sofrer ferimentos graves na sequência de um atropelamento. Sérgio e os pais são sócios daquele clube desde 2017.

Foto: Facebook de “Juntos pelo Serginho”

Serginho, de 12 anos, foi atropelado no dia 06 de junho de 2019, em Palmeira de Faro, à porta de casa dos avós, ficando na altura em estado crítico.

Ao assinalar-se um ano do brutal acidente, o pequeno Sérgio está agora com uma incapacidade física de 95%, dependendo dos cuidados da mãe que deixou de trabalhar desde essa altura. Apenas o pai tem sustentado a família.

Onda solidária por menino que ficou 95% incapacitado ao ser atropelado em Esposende

Conta solidária para ajudar menino de Esposende já está ativa

Apesar de nunca terem pedido apoio público, Sara e Paulo, progenitores, aceitaram fazer parte de um grupo de ajuda organizado por amigos e familiares, com a intenção de os ajudar, de forma urgente.

Continuar a ler

Cávado

Albergue de S. Miguel, em Esposende, reabre aos peregrinos na quarta-feira

Em Marinhas

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

O Albergue de S. Miguel, em Marinhas, vai reabrir no próximo dia 15 de julho, com imagem renovada e garantindo todas as condições de segurança aos peregrinos, em consonância com as diretivas emanadas pelas autoridades de saúde.

Aproveitando a circunstância do encerramento forçado, motivado pela pandemia da Covid-19, o Município de Esposende, através de meios e recursos humanos internos, executou uma intervenção de requalificação neste equipamento, com o intuito de garantir as necessárias condições para a reabertura, num investimento que rondou os 10.000 euros.

A intervenção traduziu-se num conjunto de reparações e manutenções, tanto no interior como no exterior do edifício, e na implementação de melhorias ao nível dos equipamentos. Foi efetuada também a reparação e pintura de todo o gradeamento exterior do edifício, a pintura exterior do Albergue e a lavagem das paredes e escadas em granito, conferindo, deste modo, um novo visual a este equipamento de alojamento de peregrinos dos Caminhos de Santiago, que vem registando uma procura crescente, ao longo dos anos.

Este aumento resulta, em grande parte, do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, desde 2011, no âmbito do acordo de cooperação institucional, entre os municípios do Esposende, Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, para a investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

As muitas ações de valorização e promoção do Caminho Português da Costa, levadas a efeito pelo Município, em articulação com a associação esposendense Via Veteris e com outros parceiros locais, têm constituído também um motor de crescimento e desenvolvimento da procura por este itinerário rumo a Santiago de Compostela.

Recorde-se que o Albergue de S. Miguel resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende, a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, a Delegação da Cruz Vermelha de Marinhas e a Associação Via Veteris. O espaço dispõe de dormitório, cozinha equipada, sala de refeições/convívio com espaço de lazer, balneários, sanitários, lavandaria e Internet.

Continuar a ler

Cávado

Quatro praias de Esposende já ostentam bandeira azul

Ambiente

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) entregou hoje as Bandeiras Azuis para as praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães, em Esposende, as quais voltam a merecer a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para a época balnear 2020, continuando a ostentar o galardão também obtido nos anos anteriores.

A Bandeira Azul é um símbolo de reconhecimento da qualidade e a atribuição do galardão às quatro praias de Esposende representa o cumprimento de um vasto conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utilizadores da praia.

O hastear da Bandeira Azul numa praia significa, desde logo, a garantia de qualidade da água balnear e o cumprimento de uma série de critérios ao nível das infraestruturas de apoio à praia, gestão de resíduos, limpeza do areal, assistência a banhistas, acessibilidades e informação pública.

Em comunicado, a autarquia refere que Esposende reúne novamente os requisitos que permitem “uma oferta turística e ambiental de qualidade, reforçando a condição de destino balnear de excelência”.

Refira-se que as praias de Apúlia e Cepães receberam também o galardão Praia Acessível, estando preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada.

Esposende garante, ainda, o cumprimento de um aspeto essencial na atribuição deste galardão: a promoção da educação ambiental.

“Em colaboração com a empresa municipal Esposende Ambiente, o Município de Esposende tem desenvolvido inúmeras atividades que alertam para a consciência ambiental dos mais novos, levando a mensagem até todos os utilizadores dos areais de Esposende”, destaca a mesma nota.

Este ano, devido ao cumprimento das regras de segurança e de distanciamento social, as atividades serão ajustadas e desenvolvidas maioritariamente em formato digital e expositivo.

A autarquia relembra as novas regras exigentes que obrigam a novos procedimentos, nomeadamente também por parte de quem frequenta as praias.

Para além de serem respeitadas as indicações das autoridades, nomeadamente no que concerne ao distanciamento social e à ocupação das praias, é importante que a ocupação das praias seja acompanhada para melhor decisão quanto ao local a escolher pelos banhistas, informação que pode ser consultada através da aplicação Infopraias.

Continuar a ler

Populares