Escola de Ponte de Lima cria fórmula de cálculo do risco de incêndio e de geada

Projeto IRINA

Um grupo de alunos do Clube de Meteorologia da Escola Básica de Freixo, em Ponte de Lima, desenvolveu duas fórmulas de cálculo de risco natural, denominado de Projeto IRINA, aplicado ao risco de incêndio e de geada. Este projeto está a concurso no âmbito do 16.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho.

Os alunos envolvidos desenvolveram uma função matemática com um conjunto de variáveis ponderadas, aplicadas em base Excel. Este projeto teve a parceria científica da Escola Superior Agrária do IPVC com a supervisão do docente Joaquim Alonso que reconheceu a mais valia das fórmulas de cálculo.

O produto final das fórmulas IRINA em estão em fase de divulgação aos agentes da Proteção Civil e comunidade em geral onde todos poderão usufruir enquanto serviço público de prevenção.

Os promotores do projeto defendem que basta ter acesso à fórmula em base Excel e ter acesso à internet com ligação a estação meteorológica digital, afim de avaliar o respetivo risco. Os meteorologistas de Freixo referem também que esta ferramenta será cada vez mais útil em matéria de prevenção face à maior frequência de fenómenos naturais extremos.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x