A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM) assinala o seu 24.º aniversário amanhã, terça-feira, pelas 10:00, no auditório Zulmira Simões, no campus de Gualtar, em Braga.
As comemorações podem ser acompanhadas em direto no canal YouTube da EMUM.
Em comunicado, a academia minhota adianta que a cerimónia prevê as intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente da EMUM, Jorge Correia Pinto, bem como da representante da Alumni Medicina, Marina Gonçalves, e de Maria Fontão, presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho, o qual também celebra o 21.º aniversário.
O programa inclui um momento de reconhecimento aos alunos recém-graduados, sendo que dois deles vão partilhar uma mensagem, tal como o professor João Bessa. A sessão solene conta igualmente com a entrega de prémios anuais a investigadores, docentes, técnicos e estudantes que se tenham evidenciado pelo seu percurso. Os momentos musicais estão a cargo do Quarteto de Clarinetes do Departamento de Música da UMinho e, aquando do corte do bolo de aniversário, da Tuna de Medicina da UMinho.
A Escola de Medicina da UMinho é uma referência nacional e internacional na área. Integra o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS/3B’s), o Centro Clínico Académico (2CA Braga), o Centro de Medicina Digital P5 e a Associação Ciência, Inovação e Saúde (B’ACIS).
No seu perfil destaca-se o novo currículo formativo mais flexível e autónomo para os “médicos do futuro”; a qualidade e diversidade dos programas académicos, como a parceria com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson (EUA); a afirmação da investigação em vários projetos de I&D com fundos internacionais; a realização de um terço dos ensaios clínicos em Portugal; as diversas distinções individuais e coletivas; os certificados mundiais “Orpheus” pela excelência dos doutoramentos e “Aspire” pelo ensino e pelo envolvimento dos alunos; e a posição cimeira nacional nos exames de seriação para a especialidade médica.