Escola Básica de Ponte de Lima é campeã nacional do Energy Game

A Turma 7 da Escola Básica de Ponte de Lima foi a grande vencedora da final nacional do “Energy Game”, que decorreu no dia 24 de maio, em Cascais.

Em comunicado, a EB Ponte de Lima informou que esta turma, que venceu a categoria destinada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, participou na iniciativa juntamente com mais 31 formações, apuradas para esta final durante a fase distrital.

“Nesta iniciativa estiveram presentes equipas representativas de todos os distritos, num total de 31 formações, tendo sido apuradas para esta final durante a fase distrital. Esta é uma importante vitória para os alunos da Turma 7 e para toda a comunidade educativa, sobretudo para os alunos das seis turmas dos 3.º e 4.º ano de escolaridade que participaram na fase distrital”, referiu a entidade educativa.

O Energy Game é um jogo eletrónico de cariz lúdico-pedagógico, que tem como objetivo transmitir e sedimentar conhecimentos sobre eficiência energética.

O desafio simula a história de uma família com oito personagens que vai a um concurso televisivo. Os jogadores podem escolher a personagem com que mais se identificam e são depois confrontados com várias perguntas sobre energia e eficiência energética. O jogo funciona a partir de um computador e é projetado num ecrã, permitindo a visualização de espectadores. É jogado com os comandos da consola Wii, o que permite a interação entre várias pessoas.

“O Energy Game desafia os utilizadores a assumirem um papel ativo no que diz respeito às questões relacionadas com a energia, induzindo comportamentos ambientais positivos”, descreve nota informativa da EB Ponte de Lima.

Escola Basica de Ponte de Lima e campea nacional do Energy Game

Esta iniciativa destina-se a alunos do 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e ao ensino secundário, apresentando, por isso, três níveis de dificuldade. Para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, o jogo é composto por 12 postos com dinâmicas de grupo, jogos lúdico-desportivos e de competição.

Do distrito de Viana do Castelo, deslocaram-se até Cascais a Escola Básica de Ponte de Lima, que participou no escalão destinado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Escola Secundária de Ponte da Barca, que obteve o terceiro lugar no escalão destinado aos alunos do ensino secundário, e a Escola Básica de Sabadim, nos Arcos de Valdevez, que participou no segundo escalão, para alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, tendo também uma prestação muito positiva ao ficar no quarto lugar.

A medida Energy Game II é promovida pela ADENE – Agência para a Energia, em parceria com a Cascais Ambiente, e foi dinamizada pela AREA Alto Minho no distrito de Viana do Castelo, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica (PPEC 2013-2014), aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Ponte de Lima. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Jovem morre afogado quando pescava com o pai em Arcos de Valdevez

Próximo Artigo

Vida noturna e caminhos da fé partilham calçada em Braga

Artigos Relacionados
x