Arquivo

Equipa portuguesa de resgate que esteve na Turquia condecorada pelo Presidente turco

Após os sismos de fevereiro
Equipa portuguesa de resgate que esteve na turquia condecorada pelo presidente turco
Foto: Lusa

A equipa portuguesa que esteve na Turquia nas operações de busca e salvamento, após os sismos de fevereiro, foi condecorada hoje, em Ancara, pelo presidente turco, Recep Erdogan, revelou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo a mesma fonte, a distinção foi entregue ao comandante e chefe de missão, José Guilherme, que liderou uma Força Operacional Conjunta (FOCON) composta por 52 elementos.

A equipa portuguesa integrou elementos da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, da GNR, dos Sapadores Bombeiros de Lisboa e Instituto Nacional de Emergência Médica, acompanhados ainda por seis cães.

Na Turquia, a FOCON esteve mais de uma semana na cidade de Antáquia/Hatay, tendo conseguido resgatar uma criança de 10 anos com vida.

Além da equipa portuguesa, a Presidência da Turquia também condecorou outras equipas internacionais que estiveram no país após os terramotos de 06 de fevereiro.

A equipa de resgate portuguesa já tinha sido condecorada, a 22 de fevereiro passado, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem do Mérito, pela mesma missão na Turquia.

Os sismos que atingiram a Turquia, e também a Síria, em fevereiro provocaram mais de 50 mil mortos e deixaram cerca de dois milhões de pessoas desalojadas.

A presidência turca calcula que os sismos tenham causado danos diretos de quase cem mil milhões de euros, o equivalente a 9% do PIB do país.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ilustrador de braga vence "prémio de excelência" em concurso internacional

Ilustrador de Braga vence "Prémio de Excelência" em concurso internacional

Próximo Artigo
Centenas juntam-se em viana do castelo para celebrar o 25 de abril

Centenas juntam-se em Viana do Castelo para celebrar o 25 de Abril

Artigos Relacionados