Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Braga

Equipa de mergulhadores reforça Bombeiros Sapadores de Braga

em

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga passará a dispor de uma equipa de mergulhadores.

O anúncio foi feito durante as comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil que decorreram esta terça-feira, na Praça da República, com uma exposição de meios de proteção e socorro, que teve como objetivo sensibilizar os cidadãos para a importância das questões associadas à temática.

A equipa de mergulhadores dos bombeiros municipais estará operacional no início do mês de maio, a tempo da próxima época balnear, e representará mais uma resposta disponível no quadro da Proteção Civil. O barco adstrito à equipa já se encontra devidamente legalizado, estando neste momento a decorrer a formação de mergulhadores.

Na cerimónia realizada na Praça da República, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, referiu que 2016 será um “ano muito importante” para a proteção civil em Braga. Além da criação da equipa de mergulhadores, o edil adiantou que haverá um reforço na estrutura dos Bombeiros Sapadores, com a abertura de um concurso para adjunto do comando e com a contratação de mais 15 novos bombeiros.

Sobre o novo quartel da corporação, situado junto ano Estádio Municipal, o autarca revelou que a obra está na fase final e que o processo de mudança está previsto para o mês de junho. O edil acrescentou, igualmente, que será estabelecido um novo quadro de colaboração com os Bombeiros Voluntários de Braga.

“Os Bombeiros Voluntários desempenham um papel importante na comunidade e, por isso, vamos celebrar uma parceria inovadora no sentido de dar um apoio mais estável do ponto de vista financeiro, situação que não se verificava há cerca de 25 anos”, explicou Ricardo Rio.

O autarca referiu-se ainda à “colaboração estreita e profícua” que o município tem mantido com todos os agentes de proteção civil e que tem sido “determinante para que os bracarenses se sintam seguros numa cidade que tem na proteção civil um dos seus factores de orgulho e de afirmação”.

A mostra de meios contou com a participação da Proteção Civil Municipal, dos Bombeiros Sapadores e Voluntários, da Polícia Municipal, PSP, GNR, GIPS/GNR, Regimento de Cavalaria N.º 6, INEM, AGERE, Cruz Vermelha e Associação de Rádio Amadores do Minho que, durante toda a manhã, prestaram informações sobre os meios expostos e as suas finalidades.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares