A estreia da peça “Um inimigo do povo”, de Marco Martins, inspirada no episódio com imigrantes da Rua do Benformoso, é um dos destaques da programação do último trimestre da Braga’25, Capital Portuguesa da Cultura, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a “capital” refere que a estreia acontecerá no dia 13 e 14 de dezembro, no Theatro Circo, em Braga.
A peça, que toma para título a peça homónima de Henrik Ibsen, inspira-se no episódio registado no dia 19 de dezembro de 2024, na rua do Benformoso, em Lisboa, quando cerca de 60 imigrantes foram obrigados a permanecer encostados à parede, com as mãos na cabeça, durante uma operação especial de prevenção criminal levada a cabo pela PSP.
A peça escrita e encenada por Marco Martins, que vai estrear-se em Braga, é construída a partir dos testemunhos e biografias daquelas pessoas imigrantes, “agora envolvidas no elenco”.
A obra também faz parte da programação da próxima temporada do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde estará em cena, em março de 2026.
Da programação da Braga’25, destaque ainda para os espetáculos que vão fechar a Capital Portuguesa da Cultura, em dezembro, entre os quais “Seara: A Música Portuguesa em Evolução”, pelo Clube Raiz, um projeto centrado no património musical da região.
A 19 de dezembro, juntam-se no palco do Theatro Circo, num concerto colaborativo e único, Amélia Muge, Daniel Pereira Cristo, Júlio Pereira, Manuel de Oliveira e Rão Kyao, acompanhados por Miguel Veras e Quiné Teles.
Em novembro, tem lugar o festival de literatura “Utopia”, cujo programa integra a estreia de uma peça encomendada a Tolentino de Mendonça e concebida para ser apresentada em espaços de culto.
Agendados estão também espetáculos com Oneohtrix Point Never, Bonnie Prince Billy, Jabu, Hermeto Pascoal & Grupo e Stephen O’Malley.
O fecho oficial da Braga’25 acontece a 28 de dezembro, naquele que será, também, um momento de passagem de testemunho para Ponta Delgada, a próxima cidade a receber o título de Capital Portuguesa da Cultura.
No palco do Theatro Circo, haverá um momento protocolar entre as duas cidades, com uma celebração das tradições de cada região.