Seguir o O MINHO

Desporto

Entram em obras os dois estádios de Braga

em

Foto: Luis Moreira

O Município de Braga vai realizar, em 2018, obras de manutenção e reforço da estrutura do Estádio 1.º de Maio, estando prevista a inscrição para o efeito de uma verba no próximo orçamento anual.

O vice-presidente do município, Firmino Marques, adiantou ao O MINHO que a câmara realizou já obras no anterior mandato de renovação dos balneários e de um ginásio.

O estádio, todo construído em granito, em 1956, localiza-se no Parque da Ponte em Braga, tem capacidade para 30 mil espectadores e é utilizado pelo SC Braga B. Até 1974, chamou-se Estádio 28 de Maio.

Mas, também, o novo estádio – edificado em 2003 para o Campeonato da Europa de 2004 – vai ser alvo de obras. A intervenção que o SC Braga vai fazer no estádio, dirigida pelo autor do projeto, o arquiteto Souto Moura, tem um orçamento de 3,5 milhões de euros, maioritariamente pago pelo clube. Vai incidir, essencialmente, na duplicação do número de elevadores.

Estádio Municipal de Braga. Foto: DR

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio disse que a autarquia apenas pagará parte das obras a realizar na Alameda do Estádio, tendo em vista a melhoria do estacionamento, dos acessos à cidade desportiva e ao futuro pavilhão multiusos a construir em cima da piscina inacabada. Custam, ao todo, 500 mil euros.

O presidente do clube, António Salvador – que convidou o arquiteto – responde, assim, a uma das reivindicações dos adeptos, devido ao elevado número de degraus que são obrigados a subir e a descer, sobretudo para quem entra no estádio pela bancada poente. Isto, porque ou vão a pé, ou esperam meia hora por um elevador.

Sá Leite em estudo

Em estudo, entre a câmara e o clube de andebol ABC está uma intervenção no pavilhão Flávio Sá Leite, com vista a obras de recuperação e ampliação. Ao que soubemos, as conversas entre as partes ainda não estão concluídas.

EM FOCO

Populares