Seguir o O MINHO

Alto Minho

Engenheiro de Ponte de Lima premiado na área do betão estrutural

André Lima

em

Foto: BERD

O engenheiro de estruturas André Lima, natural de Ponte de Lima, venceu uma menção honrosa no prémio Jovens Mestres, atribuído durante o Congresso Reabilitar & Betão Estrutural 2020, organizado com o apoio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Arquitectos.

De acordo com uma nota publicada pela Universidade do Porto (UP), onde André Lima estudou Engenharia Civil, o projeto premiado “foca-se nas irregularidades estruturais em edifícios de betão armado e nas suas implicações no dimensionamento e no comportamento sísmico das estruturas, numa discussão de exigências regulamentares e casos de estudo”.

Atualmente a trabalhar numa spin-off (BERD) da Faculdade de Engenharia da UP, André Lima analisou “códigos, normas e guidelines de requisitos e critérios de consideração de irregularidades estruturais”.

Realizou também um levantamento das dificuldades encontradas nos projetos para zonas sísmicas, criando regras específicas para a utilização de diferentes materiais na construção de edifícios naquelas zonas.

O projeto de André Lima foi orientado pelo docente Humberto Varum e pelo investigador José Melo, ambos do CONSTRUCT do Departamento de Engenharia Civil da FEUP.

Populares