Sérgio Louros, de 32 anos, sagrou-se campeão mundial de Jiu Jitsu Brasileiro em Las Vegas, Estados Unidos da América.
A competição decorreu na passada sexta-feira, dia 23 de agosto, inserida no Campeonato Mundial de Masters desta modalidade e rendeu a Portugal três medalhas, com Sérgio a conquistar ao ouro.
A O MINHO, o atleta, que é também engenheiro eletrotécnico na Bosch de Braga, conta que foi uma experiência gratificante que serviu para expandir horizontes em relação à modalidade.
Numa comitiva com sete elementos vindos de Portugal, Sérgio destaca as altas temperaturas como uma das maiores dificuldades encontradas durante a competição que logrou vencer depois de cinco batalhas com americanos, australianos e chineses.
Praticante há cerca de cinco anos, Sérgio entrou no mundo do Jiu Jitsu depois de uma lesão o afastar de outra arte marcial que praticava, a Krav Magá, tendo já obtido dois vice-campeonatos europeus e diversos títulos nacionais, sendo o atual campeão nacional de Jiu Jitsu Brasileiro e terceiro a nível Masters Europeus, bronze esse conquistado em Barcelona.
Sérgio Louros fala ainda de falta de apoio a atletas desta modalidade. “Neste momento, tenho apoio da Bosch e alguns a nível individual, mas nada das federações ou de autarquias”, explica.
Explica que, em Braga, Barcelos e Famalicão, existem entre 100 a 150 atletas que praticam esta modalidade, através de pólos de formação da equipa Marcão Artsuave, com sede no Porto mas que tem pólos nessas três cidades, sendo que em Braga existem dois, um dos quais na Universidade do Minho.
O novo campeão do mundo explica que a prática desta modalidade, primeiro de tudo, “trata-se de adquirir bem estar”. “Quem procura uma arte de defesa pessoal e tenha boa disposição pode sempre vir treinar connosco, e pouco importa a idade, temos o caso de uma pessoa que ficou em segundo lugar em Las Vegas que tem 67 anos”, sublinha.
Apesar de ser uma competição individual, “é um trabalho de grupo”, como explica Sérgio, sendo impossível conseguir bons resultados se não existir um grupo forte para os treinos.
O Jiu-jítsu brasileiro, ou BJJ, é uma modalidade marcial que remonta ao início do século XX e foi criada por uma família do estado do Pará, no Brasil. A primeira academia foi inaugurada em 1925, no Rio de Janeiro.