Uma equipa do serviço de pneumologia do Hospital de Guimarães, a enfermeira Idalina Gomes e o médico Hans Dabó, integrou uma missão da Organização Mundial de Saúde, na Guiné Bissau, entre 9 de junho e 12 de julho deste ano.
O objetivo desta missão compreendia, sobretudo, apoiar as autoridades sanitárias daquele país na gestão de casos de covid-19, através da implementação de estratégias de controlo de infeções e da formação nesta área aos profissionais de saúde locais, refere o hospital em comunicado.
Esta equipa realizou as suas ações nas três unidades de saúde locais, nomeadamente o Hospital Nacional Simão Mendes, a Clínica S. José em Bôr e o Hospital de Cumura.
Entre as várias ações que levaram a cabo destacam-se a oxigenoterapia e ventilação mecânica não invasiva, a gasometria arterial e a ecografia torácica.
Os profissionais consideram que se tratou de um desafio claramente exigente, intenso, mas muito compensador e gratificante. Em nota, o Hospital refere que a simpatia e hospitalidade do povo da Guiné-Bissau marcaram muito positivamente estes profissionais, que contaram com apoio do Conselho de Administração.