Meia centena de escaladores participaram este fim de semana num encontro nacional, que decorreu na Serra do Gerês, com as mais difíceis subidas íngremes à penedia das Fragas de Pé de Cabril, Tonel e Suadouro, em São João do Campo e Covide.
- Anúncio -
O encontro foi organizado pelo Clube Nacional de Montanhismo, sediado no Porto, com participantes oriundos de vários pontos do país, incluindo militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana.
Nas subidas, a segurança dos escaladores esteve sempre a cargo dos operacionais do Posto de Busca e Resgate em Montanha da UEPS da GNR, aquartelado na Vila do Gerês, em Terras de Bouro, que atua no Parque Nacional da Peneda-Gerês e não só.
“Numa iniciativa não competitiva, mas sim de aprendizagem e aperfeiçoamento, foi possível também proporcionar o convívio entre os montanhistas em geral e os escaladores em particular”, explicou Carlos Araújo, do Clube Nacional de Montanhismo.