As temáticas da mobilidade e dos transportes serão debatidas ao longo de toda a manhã da próxima terça-feira, em Esposende, com a presença do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, no 6.º Encontro Nacional das Autoridades de Transporte, recolhendo as melhores práticas em Portugal e Galiza.
Numa organização conjunta da Comunidade Intermunicipal do Cávado e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o sexto encontro nacional decorrerá no Auditório do Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, para “permitir principalmente a todas as Autoridades de Transportes, bem como a diversos ‘stakeholders’ da área temática da mobilidade e dos transportes, debater os problemas e desafios do setor”, segundo adiantaram a O MINHO os promotores da iniciativa.
A recolha dos ensinamentos e da experiência das boas práticas no setor, nomeadamente nos territórios de Castelo Branco, de Coimbra e da Galiza, constituirão ainda uma das mais-valias deste encontro nacional das Autoridades de Transportes, em que um dos painéis tratará da perspetiva institucional, mais concretamente do Instituto da Mobilidade e Transportes e do Tribunal de Contas, enquanto os painéis têm previstos períodos de interação com a assistência, de modo a que se possa promover o debate e a partilha de experiências entre todos os participantes.
A sessão de boas vindas estará a cargo do presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, e o presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado, Ricardo Rio, irá abrir o encontro nacional. A primeira intervenção, sobre o posicionamento do transporte rodoviário de passageiros, estará a cargo de Luís Cabaço Martins, presidente da Associação Nacional de Transportadores de Passageiros (ANTROP).
Sobre a multimodalidade falará João Marrana, presidente do Metro do Mondego, enquanto a mobilidade e os transportes na Galiza serão temas desenvolvidos por Ethel María Vásquez Mourelle, conselheira de Infraestruturas e Mobilidade da Xunta de Galicia. O vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Hélder Manuel Guerra Henriques, falará sobre a realidade dos transportes coletivos naquele concelho.
O segundo painel será acerca do papel das instituições na mobilidade e desafios futuros, a começar pelo presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Eduardo Feio, que abordará o papel concreto do instituto a que preside.
Clara Albino, auditora-chefe da Fiscalização Prévia do Tribunal de Contas, falará sobre o papel daquela instituição, após o que realizado o debate destas temáticas, o 6.º Encontro Nacional das Autoridades de Transporte será encerrado através de uma intervenção do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.