Vários pratos e tigelas da cantina escolar Joaquim Mariz, em Fão, Esposende, foram encontrados no âmbito da intervenção para a criação do Centro Tecnológico e Especializado da Escola Prática de Esposende, informou a Zendensino.
Em comunicado, a Zendensino adianta que, no sótão da antiga cantina Escolar, no edifício Joaquim Mariz, “foram descobertas uma vintena de antigas peças usadas naquele espaço”.
“Falamos de pratos e tigelas, arrumados no sótão quando se deterioravam, mas que permitem identificar, na perfeição, o tipo de serviço ali prestado, estimando-se que datem da década de 50 do século passado”, pode ler-se.


“O achado, surpreendente, foi analisado, tendo-se decidido, em função das peças encontradas, fazer a sua doação, para preservação de memória do seu doador e da história associada, ao Município, ao Museu Municipal, à Junta de Freguesia de Fão e aos familiares”, salienta a comunicado.
A entrega à família decorreu ontem, tendo sido feita pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Sá, ao sobrinho-neto Sérgio Mariz.

A Zendensino vai ainda proceder à produção de uma coleção de pratos e tigelas replicando o modelo agora achado, em homenagem a Joaquim Mariz e à sua doação.
“A réplica da baixela, que será usada no seu restaurante pedagógico, poderá vir a ser posta à venda, caso haja procura que o justifique, pois haverá um número significativo de antigos alunos das Escolas Amorim Campos a quem estas imagens trarão memórias dos tempos de infâncias e das refeições servidas na escola”, destaca.
Dada a incapacidade do Estado em construir cantinas escolares, em 1951, Joaquim Mariz doou 350.000 escudos para criar “uma cantina anexa às escolas de Fão, concelho de Esposende, que será denominada Cantina Escolar José Mariz”.

A primeira Comissão Administrativa da Cantina Escolar seria nomeada por despacho ministerial no dia 22 de fevereiro de 1952, sendo composta pelo José Pio Rodrigues, enquanto presidente e representante do doador, e as vogais Ida Augusta Gonçalves Eiras e Maria Cândida Ferreira Rodrigues de Areia.
Agora, a intervenção na antiga cantina escolar “retoma, em certa medida, a sua função inicial, porquanto irá albergar uma nova cozinha e uma área de restaurante, para apoio à prática da EPE, com foco na restauração”, explica a Zendensino.