Empresas vão investir 66 milhões em Braga e criar mais de 300 empregos

Câmara vai votar atribuição de benefícios fiscais
Empresas vão investir 66 milhões em braga e criar mais de 300 empregos
José Teixeira, presidente da DST. Foto: DST

As empresas Torneiras Monteiro, Bysteel FS SA, Bysteel SA e Domingos da Silva Teixeira SA (DST) vão fazer vários investimento no concelho de Braga, com um montante global superior a 66 milhões de euros, e criar mais de 300 empregos.

A autarquia de Braga vai votar, na próxima terça-feira, em Reunião do Executivo de Braga, quatro propostas de atribuição de incentivos no âmbito do regulamento de concessão de incentivos ao investimento da autarquia.

As propostas foram elaboradas pela InvestBraga e solicitam a redução no valor do IMI e nas respectivas taxas municipais.

A empresa DST prevê investir mais de 43 milhões de euros na construção de um imóvel, que incorporará duas unidades industriais dedicadas à produção de unidades modulares 3D e ao fabrico de sistemas ou painéis multimateriais 2D, um centro de competência, a aquisição de equipamentos, a criação de um ‘living lab’ e a aquisição de hardware e software.

De acordo com uma nota da autarquia, este investimento da DST irá contribuir para a criação de 271 novos postos de trabalho diretos no período de quatro anos.

Já a Bysteel SA irá investir mais de 3,6 milhões de euros na ampliação da unidade industrial da empresa, aquisição de equipamentos industriais, hardware e software.

Também a BySteel Fs prevê investir mais de 13 milhões de euros na construção de uma unidade industrial e respectivo equipamento, num projecto que irá criar 73 postos de trabalho em dois anos e 27 postos nos dois anos seguintes.

Por fim, a proposta submetida pela InvestBraga inclui a empresa Torneiras Monteiro, que prevê um investimento de sete milhões de euros na construção de três pavilhões nas antigas instalações da Agrovil, em Lomar.

A Câmara sublinha que o investimento irá permitir manter e criar novos postos de trabalho qualificados.

“Lojas com História”

Na mesma reunião do executivo municipal, que se realiza na Junta de Freguesia de Lamas, vai ser concluído o procedimento do reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades “Lojas com História”.

A listagem inclui a classificação dos seguintes estabelecimentos: “A Louceira”; “Adega Regional de Tenões”; “Restaurante Sameiro Maia”; “Casa Académica”; “Casa Bouças; “Armazém dos Terceiros”; “Armazéns do Castelo”; “Pomar da Mariazinha”; “Pastelaria A Favorita”; “Tasca do Brito”; “Sapatarias Starlet”; “Café Astória”; “Restaurante Casa Garrafinha (Jeremias)”; “Restaurante City Rio”; “Tasquinha da Laurinha”; “Sapataria Mesquita”; “Casa dos Terços”; “Sapataria Fernando”; “Casa Fragata”; “Doçaria Cruz de Pedra – Sàbiá”.

O Executivo Municipal irá também votar a proposta de classificação como monumento de interesse municipal o prédio n.º 5-9, situado na rua de S. Victor.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Associação de hotelaria preocupada com "banalização das taxas turísticas" pelos municípios

Associação de hotelaria preocupada com "banalização das taxas turísticas" pelos municípios

Próximo Artigo
Vitória sc empata com penafiel em jogo de preparação

Vitória SC empata com Penafiel em jogo de preparação

Artigos Relacionados