As empresas Torneiras Monteiro, Bysteel FS SA, Bysteel SA e Domingos da Silva Teixeira SA (DST) vão fazer vários investimento no concelho de Braga, com um montante global superior a 66 milhões de euros, e criar mais de 300 empregos.
A autarquia de Braga vai votar, na próxima terça-feira, em Reunião do Executivo de Braga, quatro propostas de atribuição de incentivos no âmbito do regulamento de concessão de incentivos ao investimento da autarquia.
As propostas foram elaboradas pela InvestBraga e solicitam a redução no valor do IMI e nas respectivas taxas municipais.
A empresa DST prevê investir mais de 43 milhões de euros na construção de um imóvel, que incorporará duas unidades industriais dedicadas à produção de unidades modulares 3D e ao fabrico de sistemas ou painéis multimateriais 2D, um centro de competência, a aquisição de equipamentos, a criação de um ‘living lab’ e a aquisição de hardware e software.
De acordo com uma nota da autarquia, este investimento da DST irá contribuir para a criação de 271 novos postos de trabalho diretos no período de quatro anos.
Já a Bysteel SA irá investir mais de 3,6 milhões de euros na ampliação da unidade industrial da empresa, aquisição de equipamentos industriais, hardware e software.
Também a BySteel Fs prevê investir mais de 13 milhões de euros na construção de uma unidade industrial e respectivo equipamento, num projecto que irá criar 73 postos de trabalho em dois anos e 27 postos nos dois anos seguintes.
Por fim, a proposta submetida pela InvestBraga inclui a empresa Torneiras Monteiro, que prevê um investimento de sete milhões de euros na construção de três pavilhões nas antigas instalações da Agrovil, em Lomar.
A Câmara sublinha que o investimento irá permitir manter e criar novos postos de trabalho qualificados.
“Lojas com História”
Na mesma reunião do executivo municipal, que se realiza na Junta de Freguesia de Lamas, vai ser concluído o procedimento do reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades “Lojas com História”.
A listagem inclui a classificação dos seguintes estabelecimentos: “A Louceira”; “Adega Regional de Tenões”; “Restaurante Sameiro Maia”; “Casa Académica”; “Casa Bouças; “Armazém dos Terceiros”; “Armazéns do Castelo”; “Pomar da Mariazinha”; “Pastelaria A Favorita”; “Tasca do Brito”; “Sapatarias Starlet”; “Café Astória”; “Restaurante Casa Garrafinha (Jeremias)”; “Restaurante City Rio”; “Tasquinha da Laurinha”; “Sapataria Mesquita”; “Casa dos Terços”; “Sapataria Fernando”; “Casa Fragata”; “Doçaria Cruz de Pedra – Sàbiá”.
O Executivo Municipal irá também votar a proposta de classificação como monumento de interesse municipal o prédio n.º 5-9, situado na rua de S. Victor.