Braga
Empresas vão continuar a operar em incubadora em Vila Verde (pelo menos provisoriamente)
Câmara formalizou compra do antigo Instituto Empresarial do Minho
Um novo futuro. A Câmara de Vila Verde está em conversações com várias instituições de ensino superior, entre as quais a Universidade do Minho, para instalar um polo universitário no edifício do antigo IEMinho- Instituto Empresarial do Minho, em Soutelo.
Hoje, o Município de Vila Verde formalizou, com o administrador judicial de insolvência, Nuno Albuquerque, a compra, por 850 mil euros, do edifício e terrenos anexos do antigo IEMinho.
A O MINHO, o presidente da Câmara, António Vilela, revelou que, e ao contrário do que tinha sido aventado, as 41 empresas que ali estão a ser incubadas, vão-se manter, ainda que provisoriamente, no prédio, por um período a definir.
Se as negociações com instituições do ensino superior, para que abram cursos no concelho, tiverem êxito, as firmas terão de abandonar o espaço, explicou.
Para esta manhã, estava agendada a votação, em reunião de Câmara, de um documento de uma proposta da maioria do PSD para que o executivo autorizasse a permanência das empresas, mas o PS defendeu que não faria sentido votar uma proposta que não indicava o prazo de vigência dos contratos a assinar.
Reunião extraordinária?
Assim, o tema ficou adiado para a próxima reunião, não excluindo o autarca a hipótese de se fazer uma de caráter extraordinário para que o tema possa ser votado e aprovado antes da próxima Assembleia Municipal.
Recorde-se que, em 2018, o Tribunal de Famalicão, em assembleia de credores, decidiu liquidar o organismo, que tinha como principal sócio a extinta Associação Industrial do Minho.
42 empresas vão continuar a operar no IEMinho Câmara de Vila Verde comprou edifício por 850 mil eurosO Instituto nasceu em 2002, num prédio construído com apoios europeus, e funcionava desde 2005. Tinha 752 mil euros de capital social repartidos pela extinta AIMinho, Câmara de Vila Verde, UMinho (que, entretanto, pediu para sair), Associação Comercial de Braga, 2Bvangarve, SA, Adrave-Associação Regional de Desenvolvimento do Vale do Ave, e Idite-Minho. Estes três últimos já extintos.
-
PaísHá 2 dias
Euromilhões: Prémio de 281 mil euros saiu em Portugal
-
BragaHá 1 dia
Casas em frente ao escadório do Bom Jesus de Braga à venda por 62 bitcoins
-
GuimarãesHá 16 horas
Hummer estacionado atrai curiosos em Guimarães
-
AveHá 17 horas
Mulher atira-se ao rio para escapar a ataque no parque de Famalicão