A Associação Empresarial do Minho (AEMinho), anunciou esta quinta-feira o estreitar de laços com a economia kosovar nas áreas económicas relacionadas com a educação, tecnologia, energia, minas, agricultura, construção civil e têxtil.
Segundo o presidente da Associação Empresarial do Minho, Ricardo Costa, os empresários estão “muito entusiasmos por esta cooperação com o Kosovo, dado o forte potencial de empreendedorismo empresarial de benefício mútuo”.
Os empresários do Minho vão cooperar com a economia do Kosovo, numa lógica de reciprocidade, segundo ficou decidido numa reunião, em Braga, com altos representantes kosovares, em que participaram empresários minhotos de vários domínios.
“Dinamizar e estabelecer pontes que promovam as relações económicas e culturais entre a região do Minho e o Kosovo” foi o principal objetivo”, referiu o presidente da AEMinho a O MINHO, destacando ainda a educação como parte fundamental nesta cooperação.
Ricardo Costa fez a revelação após os responsáveis da AEMinho receberem em Braga, uma delegação diplomática do Kosovo, liderada pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Diáspora, Liza Gashi, com o embaixador, Ylber Kryeziu, entre outros.
A AEMinho, que promoveu um encontro com empresários kosovares, acertou “as oportunidades e desafios” para as empresas minhotas”, que ainda segundo Ricardo Costa, “pretendem ter um papel ativo no Kosovo”, um país que visitarão ainda este ano.


A vice-ministra, Liza Gashi, fez uma apresentação do potencial económico do Kosovo, destacando as grandes oportunidades de investir em setores prioritários na cooperação económica com Portugal, mas também com empresas do Minho em particular.
“Dado o êxito do encontro e a possibilidade de estreitar mais as relações com o Kosovo”, a AEMinho destacou a proximidade da missão empresarial ao Kosovo ainda este ano, logo aceite pela vice-ministra Liza Gashi e pelo embaixador Ylber Kryeziu.
A AEMinho tem vindo a dinamizar encontros com interlocutores de várias áreas económicas, principalmente da Europa, pois a região do Minho tem vindo afirmar ca vez mais o seu potencial de empreendedorismo e de inovação também fora de Portugal.