Arquivo

Obras embargadas continuaram em Braga, empreiteiros acusados de desobediência

Obras embargadas continuaram em braga, empreiteiros acusados de desobediência
Foto: O MINHO

O Ministério Público de Braga acusou uma empresa de construção de Amares e os seus dois proprietário da prática do crime de desobediência, por não terem cumprido dois embargos da Câmara Municipal de Braga, a duas obras que decorriam neste concelho.

O magistrado deu como demonstrado que a MartiForte – Imobiliária e Construção Unipessoal, Lda, e os seus gestores, Alberto José Fernandes e José António Fernandes, continuaram as obras depois de, em abril e em novembro de 2020, terem sido notificados de que estavam embargadas por não terem licença ou por não estarem a respeitar o alvará de licenciamento aprovado.

A firma estava a construir seis habitações unifamiliares na Rua do Outeiro, em Adaúfe, e a fazer obras num gaveto da Avenida Imaculada Conceição, em Braga.

O embargo, decidido pelo vereador do Urbanismo, João Rodrigues obrigava à suspensão das empreitadas, impossibilitando-as de continuar pelo período de nove meses, tendo Alberto José Fernandes sido disso pessoalmente notificado e avisado de que os gestores incorreriam em crime de desobediência. Só que os arguidos não respeitaram a ordem, como foi constatado em 22 de junho pelos serviços de fiscalização.

A seguir, em 10 de setembro, foi emitida a licença ou alvará de obras, mas pouco depois, os serviços detetaram nova desconformidade em relação ao alvará aprovado, o que deu origem a novo embargo, comunicado em novembro aquele empresário.

Apesar disso, e já em janeiro de 2021, os fiscais camarários concluíram que a obra continuou “com a introdução de uma escadaria na quarta habitação e a preparação da laje do primeiro piso para betonagem”.

Durante o inquérito, os dois empresários argumentaram que à data dos factos, já não eram os proprietários, tese que o MP não aceitou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Faz hoje 12 anos que o braga jogou a final da liga europa. Onde andam os craques?

Faz hoje 12 anos que o Braga jogou a final da Liga Europa. Onde andam os craques?

Próximo Artigo
Festa típica brasileira de são joão em braga já tem data

Festa típica brasileira de São João em Braga já tem data

Artigos Relacionados