Seguir o O MINHO

Região

Empresário que paga férias de luxo vai presidir a nova associação empresarial do Minho

Economia

em

Foto: DR / Arquivo

Ainda não tem nome, mas está prestes a nascer! A nova associação empresarial do Minho vai ser registada dentro de dias. Um grupo de empresários dos distritos de Braga e de Viana do Castelo está a criar uma associação empresarial, do tipo da extinta Associação Industrial do Minho, mas com novas vertentes – industrial, comercial e de serviços – e voltada para os desafios económicos do presente e do futuro.

O seu primeiro presidente da direção será Ricardo Costa, da firma bracarense Bernardo da Costa, conhecido por pagar férias de luxo aos funcionários.

O gestor Ramiro Brito, do Grupo R, um dos promotores, adiantou a O MINHO que os estatutos estão prontos e as adesões já concretizadas: “Esta semana registámos o nome definitivo e avançaremos com os órgãos sociais provisórios”.

O objetivo do novo organismo associativo – acrescentou – é o de apoiar as empresas em matéria de aproveitamento dos fundos do PRR- Plano de Recuperação e Resiliência bem como do próximo quadro comunitário de apoio, 2021/2027: “somos uma associação de cariz regional que quer colaborar com todas as associações empresariais locais da região, como as de Braga, Famalicão, Barcelos, Viana, Esposende e Vale do Homem”, adiantou.

O empresário sublinha que, para além do apoio às empresas nos programas europeus, o organismo enfrentará as novas questões da economia: “seremos disruptivos em termos de futuro; queremos estar no debate sobre questões como a economia circular, a sustentabilidade, a inteligência artificial, a resiliência das empresas ou as questões ambientais”.

Ramiro Brito garante que a nova associação tem já a adesão das grandes empresas da região e de vários setores, o que lhe dá um caráter transversal, salientando que terá forte presença de empresários jovens, sendo “transgeracional”.

Populares