Ricardo Costa, empresário e CEO do grupo Bernardo da Costa, conhecido por pagar férias em destinos tropicais aos funcionários, anunciou a compra de 30% de uma empresa de Braga – Quintal de Flor -, que opera na área da cerâmica e arte.
Esta é uma empresa da área da cerâmica fundada por Lara de Sousa Dantas em parceria com a mãe, Regina Sousa, há cerca de três anos. Lara foi funcionária de Ricardo Costa, mas, como revelou o empresário, optou por iniciar o seu próprio projeto.
“Sempre tive a convicção de que apoiar as pessoas na criação dos seus próprios projetos é uma das melhores formas de contribuir para algo maior”, referiu Ricardo Costa no LinkedIn.
Atingiu o sucesso através da produção de peças de cerâmica de 23 artesãos, assim com pela estratégia digital que iniciou na rede social Instagram e permitiu atingir vendas ‘online’ por todo o mundo.
A jovem fundadora, Lara de Sousa Dantas, foi destacada pela Forbes 30 Under 30, na categoria de ‘e-commerce’. A distinção da prestigiada publicação distingue os jovens mais promissores nas suas áreas. O Quintal de Flor já foi destacada na revista Vogue e os seus produtos estão disponíveis em lojas no aeroporto de Madrid e Lisboa.
Como revelou Ricardo Costa ao Negócios, o grupo Bernardo da Costa, que conta com 11 empresas que faturaram 73 milhões de euros no último ano, fica com uma participação de 30%, enquanto que as fundadoras passam a deter 35% cada.
Com a entrada de Ricardo Costa, o Quintal de Flor tem como objetivo entrar em 50 lojas internacionais até 2025 e consolidar-se como uma referência no setor da cerâmica e arte.
Como aponta o portal Executive Digest, que cita o comunicado da Bernardo do Costa, um dos sonhos da marca é marcar presença na icónica loja Harrods, em Londres, símbolo de prestígio e reconhecimento global.
“Ricardo Costa encarou no Quintal de Flor uma oportunidade de crescimento que vai muito além das fronteiras nacionais. Para ele, as empresas são feitas de pessoas, e o talento de Lara, combinado com a dedicação dos artesãos e uma visão estratégica, oferece a base perfeita para transformar um conceito criativo numa empresa sólida”, refere o grupo Bernardo da Costa, em comunicado.
Na rede social LinkedIn, onde RIcardo Costa é um dos utilizadores mais influentes em Portugal, o empresário referiu que o Grupo Bernardo da Costa dá “um novo passo na sua trajetória ao apostar na área da cerâmica e da arte, um setor que junta tradição, detalhe e criatividade, mas que exige uma visão global e uma gestão meticulosa para alcançar novos patamares”.
“Com a incorporação do Quintal de Flor no nosso grupo, pretendemos a consolidação de um projeto que celebra o melhor de Portugal e levá-lo a novos horizontes”, disse.