Empresário de Vizela tem coleção com mais de 1.000 motas antigas

José Pereira tem um museu em Felgueiras

José Pereira, 65 anos e natural de Vizela, é, provavelmente, o dono da maior coleção de motas antigas em Portugal – mais de 1.000 – e possuirá uma das mais completas coleções do mundo em termos de variedade de peças. A mais antiga já tem 110 anos, mais 90 do que os anos levados por José a colecionar estes artigos.

Com um museu improvisado num armazém em Felgueiras, no distrito do Porto, o vizelense deu recentemente uma entrevista ao Museu do Caramulo, através do Jornal dos Clássicos, revelando que tem ainda “mais de 100” motas à espera de integrar a coleção depois de devidamente restauradas.

A paixão do colecionismo, conta, começou ainda em criança, com “esferográficas e isqueiros”, mas depressa evoluiu para algo que lhe pudesse trazer retorno financeiro – e assim passou a dedicar-se ao colecionismo de motas.

A primeira mota que comprou foi no Alto Minho – uma Alpine, de cor verde: “Ia para Espanha e, depois de passar Viana, vi a mota estacionada na berma da ‘nacional’ e resolvi parar. Falei com o dono e comprei-a”, conta ao Jornal dos Clássicos, vincando que “a partir dali, foi sempre a comprar, até não ter mais espaço”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Estudo identifica cerca de 300 projetos de intervenção em regadios em Portugal

Próximo Artigo

França quer mudar cálculo do preço da eletricidade na UE

Artigos Relacionados
x