Mário Jorge Machado, 57 anos, administrador da Estamparia Adalberto, de Santo Tirso foi hoje eleito o novo presidente da direção da ATP – Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal para o triénio 2019-21, à frente de uma lista única, que mantém os anteriores presidentes dos outros dois órgãos sociais – Eduardo Moura Sá (Idepa), na Assembleia Geral, e António Falcão (Têxtil António Falcão), no Conselho Fiscal.
Mário Jorge, que foi vice-presidente na direção cessante, liderada por Paulo Melo, é o representante português no board da Euratex. Nasceu e cresceu em Braga, onde os pais tinham um negócio de mobiliário, com fábrica e rede de lojas (Móveis Machado). Engenheiro de Polímeros pela Universidade do Minho, mal acabou o curso deitou mãos à tarefa de relançar a Estamparia Adalberto.
O jornal online T, órgão da ATP refere que, Mário Jorge, em jovem jogou xadrez a nível federado, o que o tem ajudado a ser melhor gestor.
“Normalmente nós somos bons a interpretar o passado. No xadrez, habituei-me a prever o futuro e antecipar o que vai acontecer três ou quatro jogadas à frente se eu mover uma peça numa determinada direcção”, salienta.
Já não joga xadrez – “Fartei-me de perder contra o computador” – e também deixou o ténis – “Mas tenho saudades. Estou tentado a experimentar o padel”. Agora, limita-se a fazer jogging e pilates, para manter a forma e a flexibilidade.
Casado com Ana Paula – filha de Noémia e Adalberto Pinto da Silva, fundadores da Estamparia Adalberto, têm três filhos.