A empresária Emília Figueiredo, fundadora do grupo têxtil Impetus, de Esposende, foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial (Classe do Mérito Industrial), numa cerimónia que teve lugar no passado dia 20 de junho, no Palácio de Belém.
Esta distinção visa “reconhecer quem tenha prestado serviços relevantes no fomento ou na valorização de um setor económico”.
A condecoração – diz o Jornal T na sua última edição – “reconhece o percurso de uma das figuras mais marcantes da indústria têxtil portuguesa, cuja visão empreendedora esteve na origem do grupo Impetus, com forte presença nacional e internacional. O gesto presidencial destaca o contributo de Emília Figueiredo para o desenvolvimento do setor industrial em Portugal”.

Nas redes sociais, o grupo Impetus manifestou o seu contentamento com a homenagem. “Este reconhecimento honra o percurso da nossa fundadora e de todos aqueles que fizeram e fazem parte da família Impetus, personificando a determinação, inovação e profundo sentido de responsabilidade”, pode ler-se na publicação”.
Fundado em 1973
Em 1973, Emília e Alberto Figueiredo – que foi, também, presidente da Câmara de Esposende – criaram um pequeno negócio têxtil.
Atualmente, e volvidas algumas décadas, o Grupo Impetus tornou-se numa das empresas líderes mundiais no setor têxtil. O que começou com seis pessoas, quatro máquinas e um sonho de família, tornou-se na rampa de lançamento para uma presença industrial e comercial com dimensão global.
Impulsionada por quase meio século de experiência e por um compromisso com os clientes e a comunidade, a equipa de administração da IMPETUS “permanece solidamente assente numa base familiar, assegurada por uma nova geração que acredita nos mesmos valores”.