Seguir o O MINHO

Ave

Empresa têxtil vai plantar 1.000 árvores em Vizela

No monte de S. Bento das Peras

em

Foto: Dr / Arquivo

A empresa Mundotêxtil, com sede em Vizela, vai plantar 1.000 árvores no âmbito do projeto “Floresta Comum”, promovido pela associação ambiental Quercus, foi hoje anunciado. A plantação vai decorrer no sábado, no Monte de S. Bento das Peras, durante a manhã.

De acordo com uma nota de imprensa da Quercus, “esta ação de plantação de árvores autóctones portuguesas pretende recuperar uma área de cerca de dois hectares, recentemente adquirida pela Confraria de S. Bento das Peras, que disponibilizou o terreno à Quercus e à Mundotêxtil, para promoverem esta iniciativa”.

Cerca de 100 trabalhadores voluntários da empresa têxtil vão “pôr as mãos na terra”, contribuindo “para a recuperação e reconversão de bosques autóctones biodiversos que circundam o Santuário”.

Refere a Quercus que, neste bosque, “existiam várias centenas de eucaliptos que foram cortados, bem como várias centenas de carvalhos e sobreiros jovens e adultos de regeneração natural que foram mantidos”.

“Este património será agora adensado com mais 1.000 árvores autóctones, entre as quais carvalhos, sobreiros, medronheiros, bétulas, azereiros, etc., espécies naturais desta região que servirão de abrigo e alimento para muitas outras espécies da flora e fauna selvagem”, pode ler-se na nota.

A Mundotêxtil e a Quercus vão efetuar a manutenção e monitorização desta área durante os três primeiros anos, passando a manutenção a ser assegurada, posteriormente, pela Confraria de S. Bento das Peras.

EM FOCO

Populares