A empresa Serragados Comércio de Gado, de Chaves, pagou 7.139 euros por uma vaca com dez anos. Foi o valor mais alto de venda de uma vaca, na Central Agropecuaria de Galicia, uma das maiores da região.
- Anúncio -
O recorde foi batido graça a um exemplar da raça Rubia Galega, com denominação de Indicação Geográfica Protegida.
Nasceu em 15 de fevereiro de 2013, numa exploração de O Pino, na Corunha, conforme avança o jornal La Voz de Galicia.
Até agora, o máximo que tinha sido pago por uma fêmea tinha sido 6.129 euros.
É o segundo ano consecutivo que a empresa de Chaves, distrito de Vila Real, bate um recorde na feira que se realiza na localidade de Silleda, na província de Pontevedra.
Em 2022, a Serragados Comércio de Gado comprou um boi por 9.927 euros. Trata-se de um exemplar de raça Minhota, que nasceu em julho de 2016 e pertencia à Ganadería Villanustre, situada em Carral, província da Corunha.
Esta raça é originária do distrito de Viana do Castelo, em particular dos concelhos de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Caminha. A designação oficial da raça corresponde à toponímia da região tradicional de produção, o Entre Douro e Minho, na qual se insere o seu solar e onde se encontra a maior parte do efetivo da raça.
A zona tradicional de produção da raça é a meia encosta e várzea do Entre Douro e Minho. No entanto, nos últimos anos a raça tem-se expandido para fora do seu solar, estando hoje presente nas zonas mais altas do Entre Douro e Minho e nas regiões de Trás-os-Montes e Douro Litoral, tendo mesmo alguns núcleos dispersos pelo resto do continente e ilhas, conforme explica a Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Minhota.