A BragaHabit, empresa municipal de habitação de Braga, foi distinguida a nível internacional pelo trabalho desenvolvido nos bairros da cidade.
Em comunicado enviado a O MINHO, a Câmara de Braga explica que a BragaHabit foi uma das cinco instituições vencedoras da chamada internacional “Buenas Prácticas en Innovación Pública de Iberoamérica” (Boas práticas em inovação pública da Ibero-América), promovida pela Secretaria-Geral Ibero-Americana, em parceria com o Laboratório de Governo do Ministério da Fazenda do Chile e com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
De acordo com a mesma fonte, a empresa municipal foi premiada na categoria “Inovar a partir dos Territórios”, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos bairros da cidade através da Assembleia de Moradores e do Programa Viva o Bairro.
Desde fevereiro de 2022, “a Assembleia de Moradores afirma-se como um espaço de participação cívica ativa, promovendo encontros bimestrais entre associações de moradores, técnicos da BragaHabit e responsáveis autárquicos”.
Iniciada com oito bairros representados, a iniciativa já envolve atualmente 15 comunidades e soma 24 sessões realizadas. Este fórum tem, segundo a autarquia, “contribuído para fortalecer o envolvimento dos moradores na definição de prioridades e na coconstrução de soluções para os territórios onde vivem, incluindo sessões de capacitação e identificação de oportunidades de financiamento”.
Complementarmente, o Programa Viva o Bairro disponibiliza apoios até 20.000 euros por projeto e um orçamento anual de 200.000 euros, permitindo às associações locais implementar intervenções nas áreas do ambiente, cultura, cidadania, infância, envelhecimento ativo, desporto e qualificação do espaço público.
A Câmara de Braga nota que, desde a sua criação, o programa já financiou 32 projetos comunitários, num investimento global de 570.000 euros, “registando-se ainda um aumento significativo do número de associações ativas e de associados, e uma melhoria na qualidade de vida, convivência e coesão nos bairros”.
Entre mais de 50 candidaturas, o projeto da BragaHabit foi avaliado como exemplar em critérios de inovação, resultados e impacto, sustentabilidade, projeção e pertinência institucional.
A par da BragaHabit foram também reconhecidas a Secretaria Geral do Governo de Chubut (Argentina), o Governo do Estado de Minas Gerais (Brasil), a Secretaria da Fazenda de Cundinamarca (Colômbia) e a Agência de Governo Eletrónico do Uruguai.
As cinco instituições serão reconhecidas publicamente no Encontro Ibero-americano de Inovação Pública, que terá lugar em Santiago do Chile, nos dias 03 e 04 de julho de 2025.
“Este é, sem dúvida, um dos projectos mais significativos que desenvolvemos nos últimos anos – uma iniciativa que transformou os moradores em decisores e os bairros em plataformas de participação e inovação. A verdadeira recompensa está em ver os moradores a falar entre si, a organizar-se e a acreditar que podem fazer a diferença. A principal lição que retiramos é clara: a inovação pública deve ser construída com as pessoas, e não apenas para as pessoas. Quando damos aos moradores a possibilidade de liderar a mudança nas suas comunidades, não estamos apenas a melhorar a habitação – estamos a promover dignidade, sentido de pertença e democracia”, sublinha Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit, citado no comunicado.