Seguir o O MINHO

Cávado

Empresa investe dois milhões no alargamento de unidade industrial em Esposende

Economia

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

A empresa M. Rocha & J. Serra, Lda, fabricante de ferragens para linhas de baixa e média tensão e telecomunicações, vai investir dois milhões na expansão, em mais de dois mil metros quadrados, das suas instalações, na zona industrial de Fão, no concelho de Esposende.

Em comunicado, a autarquia de Espodesende adianta que assinou um contrato de investimento com a empresa, ao abrigo do Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento em vigor e que proporcionará o alargamento da unidade industrial vocacionada para o transporte e transformação de energia, telecomunicações e vias de comunicação rodoviárias e ferroviárias.

Através da isenção do Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT) e de taxas de licenciamento das operações urbanísticas, a autarquia dá um benefício a esta empresa com mais de 20 anos a rondar os 28 mil euros.

“Neste processo de investimento, a empresa aplicará mais de dois milhões de euros, introduzindo tecnologia core da Indústria 4.0, adotando um processo produtivo disruptivo que permitirá lançar novos produtos no mercado e aumentar a sua capacidade exportadora. Este investimento tem ainda como objetivo a manutenção dos postos de trabalho, apesar da conjuntura de instabilidade que vivemos. A M. Rocha & J. Serra, Lda dará, ainda, prioridade aos trabalhos de digitalização de processos e de transição energética”, refere o comunicado da autarquia.

O Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento, lançado pelo Município de Esposende há três anos, visa a captação de investimento para o concelho de Esposende, tendo já beneficiado 43 empresas, correspondendo a um valor total de incentivos atribuídos que ultrapassa os 380 mil euros.

A M. Rocha & J. Serra, Lda. começou por especializar-se no fabrico de armações para linhas elétricas de baixa, média e alta tensão. Em 2007 qualificou-se, junto da EDP, como fabricante de braços tubulares em aço para iluminação pública. Em 2012, no decorrer do aumento da capacidade produtiva, através da aquisição de novos equipamentos e da melhoria da capacidade e competência técnica dos seus recursos humanos, a empresa decidiu entrar na área das estruturas metálicas e iniciou o seu processo de internacionalização.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, considera que “este investimento representa a consolidação de um projeto industrial de grande significado para o concelho e revela a assertividade demonstrada pelo guia do investidor que agiliza procedimentos e facilita a vida aos empresários”.

Populares