Empresa do Norte queria importar 25 toneladas de areia de gato. PJ descobriu 200kg de cocaína escondida

Carga foi descarregada em Vigo
Empresa do norte queria importar 25 toneladas de areia de gato. Pj descobriu 200kg de cocaína escondida
Foto: PJ

A Polícia Judiciária (PJ) desencadeou, na quarta-feira, uma operação, onde apreendeu 200 quilos de cocaína dissimulada no interior de 800 quilos de sacos de areia de gato. A encomenda de areia de gato, que tinha como destino o porto de Vigo, ascendia às 25 toneladas.

A importação terá sido responsabilidade de uma empresa sediada em Gondomar, distrito do Porto, e a apreensão foi feita na zona de Leiria.

Dois homens acabaram detidos nesta operação que contou com a colaboração das autoridades aduaneiras espanholas e que já tinha iniciado em abril.

Em comunicado, a PJ diz que a investigação iniciou na sequência de suspeitas relativamente à atividade de uma empresa, sediada em Gondomar, em concreto a importação de mais de 25 toneladas de areia sanitária para gatos, a partir do Brasil.

“Apesar de destinada a desalfandegamento no Freixieiro – Matosinhos, a carga, transportada em contentor marítimo, foi descarregada em Vigo, levantando igualmente suspeitas às autoridades locais, face ao que foram efetuados alguns exames que comprovaram a presença de cocaína num dos vários sacos testados”, referiu a mesma fonte.

Em estreita cooperação, a PJ, através da Diretoria do Norte, e as autoridades aduaneiras de Espanha monitorizaram o percurso da mercadoria, que viria a ser descarregada, no dia de ontem, num armazém no Bombarral, distrito de Leiria, onde foram detidos, em flagrante delito os dois homens, suspeitos de serem os destinatários da carga e pertencerem a uma rede internacional de tráfico de estupefacientes.

O Laboratório de Polícia Científica da PJ irá “proceder ao apuramento da quantidade exata de droga impregnada, através de exames periciais, considerando que o método de ocultação utilizado obriga a um prévio processo de filtragem”.

“Contudo, tendo em conta o resultado das análises prévias e o índice de concentração de droga encontrado na areia, estima-se que a quantidade de cocaína agora apreendida será superior a 200 quilos”, esclarece.

Os detidos, com 48 e 50 anos, um deles residente em Oeiras e com “vasto registo criminal e policial, há muito investigado pela prática deste e de outros tipos de crime”, vão ser presentes às autoridades judiciárias competentes, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dinis rodrigues deixa braga e ruma à suíça

Dinis Rodrigues deixa Braga e ruma à Suíça

Próximo Artigo
Braga: bar bicau vai fechar após 'braço de ferro' com a câmara

Braga: Bar Bicau vai fechar após 'braço de ferro' com a Câmara

Artigos Relacionados