Seguir o O MINHO

Cávado

Empresa de Vila Verde lança “app” gratuita que ensina a criar hortas biológicas em casa

em

Uma empresa sediada em Vila Verde lançou uma aplicação gratuita que disponibiliza informação e dá dicas práticas sobre a criação de uma horta biológica em casa, foi anunciado esta quinta-feira.

Em comunicado, a empresa “Plantit” refere que a aplicação “Plantit – Horta em Casa” já está disponível para os sistemas operativos Android e iOS.

“Esta nova ferramenta disponibiliza informação e dicas práticas sobre como cultivar alho francês, rúcula, coentros, salsa, morangos, entre muitas outras variedades de hortícolas e aromáticas, de forma a difundir as práticas da agricultura urbana em Portugal”, sublinha.

Tendo por base o método da agricultura biológica, a aplicação ensina quando, como e onde semear, plantar, colher e regar cerca de 28 variedades de cultivos.

Disponibiliza informação sobre a exposição solar adequada, o tipo de solo, a estação do ano e em que pratos utilizar os produtos.

Nesta aplicação, a Plantit ensina ainda alguns truques para proceder à preparação de biofertilizantes, bem como métodos simples para controlo de pragas.

A empresa prevê, num futuro próximo, aumentar a informação disponível referente a novas variedades e funcionalidades que promovam a interação com o utilizador.

Criada há seis anos, por uma licenciada em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho, a Plantit tem direcionado e especializado os seus serviços para a instalação e manutenção de hortas à medida do cliente, em diversos ambientes como familiar, escolar, institucional e empresarial.

Apostou ainda, neste último ano, na dinamização de serviços pedagógicos, sobretudo a realização de workshops relacionados com estas temáticas.

Desenvolveu um kit que permite a instalação rápida de uma horta ergonómica na varanda.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Vila Verde. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Barcelos

Colisão em Barcelos faz um morto

Em Barqueiros

em

Foto cedida a O MINHO

Uma colisão entre uma viatura de transporte de mercadorias e um veículo ligeiro provocou um morto e ferimentos em outra pessoa, ao final da manhã desta terça-feira, em Barqueiros, Barcelos.

Foto cedida a O MINHO

Ao que apurou O MINHO junto de fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga, a vítima, de 60 anos, foi declarado óbito no local.

O alerta foi dado pelas 11:25 para a Estrada Nacional 205, para a freguesia de Barqueiros, mobilizando Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e a VMER de Braga.

Um outro homem envolvido no acidente ficou com ferimentos considerados “ligeiros”.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Barcelos

Saiba onde vai ficar a Mercadona em Barcelos

Abertura a 26 de setembro

em

Foto: DR

Já há data oficial para a abertura da primeira loja da cadeia de hipermercados espanhola Mercadona na região do Minho. O próximo dia 26 de setembro fica marcado pela abertura da loja na rua Filipa Borges, 414, na cidade de Barcelos.

Depois das primeiras 4 aberturas no mês de julho, no distrito do Porto, a empresa prepara agora a sua próxima abertura, no dia 26 de setembro, em Barcelos.

Durante os próximos dias, até 6 de setembro, colaboradores da empresa vão “dar a conhecer” aos vizinhos da nova loja o funcionamento do supermercado, através de sessões de apresentação às comunidades, avança a empresa em comunicado.

Em Barcelos, as apresentações decorrem no Hotel Bagoeira e estão programadas 2 sessões por dia, com capacidade para cerca de 100 participantes cada: uma de manhã, pelas 11:00, e outra à tarde, pelas 18:00, com a duração de uma hora.

Para cada sessão é necessário realizar inscrição através dos números de telefone 918 724 597 e 918 714 687, de segunda a sexta-feira, entre as 9:00 e as 21:00.

Continuar a ler

Cávado

Adolescentes alcoolizadas resgatadas do rio Cávado em Barcelos

Adolescentes com 15 e 16 anos

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Duas adolescentes com 15 e 16 anos foram resgatadas esta tarde do rio Cávado, em Fonte de Baixo, Barcelos.

As vítimas estavam em situação de pré-afogamento por circunstâncias ainda por apurar.

Uma das adolescentes terá sido retirada do rio por um popular enquanto a outra estaria já em estado de semi-consciência junto a uma das margens do rio.

Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Barcelos, por volta das 16:13.

Foram transportadas para o Hospital de Barcelos, encontrando-se livres de perigo.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares