Empresa de Viana investe 8 milhões para apostar na construção modular em madeira

Portilame vai criar cinco postos de trabalho
Empresa de viana investe 8 milhões para apostar na construção modular em madeira
Foto: CM Viana do Castelo

A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo e que conta unidades em Neiva e Vila Fria, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou hoje a autarquia.

Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo esclarece que a autarquia e a empresa do setor da construção em madeira assinaram hoje “um contrato de investimento de incentivos à atividade económica”.

De acordo com o município, “o contrato de investimento visa o benefício de isenção de pagamento de taxas devidas pelo licenciamento da operação urbanística, bem como as demais taxas devidas por alterações ou aditamentos ao projeto, tal como previsto no Regulamento Municipal de Reconhecimento de Benefícios Fiscais e Incentivos à Atividade Económica”.

“Em contrapartida, a empresa vocacionada para a área da construção de estruturas de madeira e compra e venda de derivados de madeira, importação e exportação de madeiras e afins, garante o desenvolvimento e industrialização de um novo sistema construtivo modular, num investimento de mais de oito milhões de euros”, descreve.

Para além disso, a empresa vai também “criar cinco ou mais postos diretos e compromete-se a manter a sede social em Viana do Castelo, e não suspender a atividade durante 10 anos, entre outras obrigações”.

“Construção modular sustentável”

O projeto, designado “Produtos e Soluções Modulares Híbridas à Base de Madeira”, está integrado na agenda R2U Technologies, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

O objetivo central do projeto é o “desenvolvimento e a produção industrial de um novo sistema construtivo modular, que integra produtos e subsistemas híbridos derivados da madeira”.

Apostando “fortemente” na industrialização de soluções em madeira com recurso a “tecnologias de ponta”, a Portilame posiciona-se na “vanguarda da nova cadeia de valor da construção modular sustentável”.

O projeto permitirá o avanço de três grandes linhas de produto: Sistema construtivo linear, com componentes estruturais pré-fabricados; Sistema VEIA® Timber-Frame, com painéis para paredes e pisos; Sistema modular VEIA® em madeira, com módulos 3D pré-fabricados.

“É um passo sólido na consolidação da liderança tecnológica do setor e na promoção da economia circular”, refere a firma acerca do projeto, em comunicado enviado a O MINHO.

De acordo com a empresa, a Portilame tem “consolidado uma presença sólida no mercado através de soluções integradas nas áreas de Design e Projeto, Construção e Estruturas em madeira, com especialização em segmentos exigentes como a habitação de luxo, residencial, hotelaria e restauração”.

*com Lusa

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresa de autocarros acusa câmara de viana do castelo de dívida

Empresa de autocarros acusa Câmara de Viana do Castelo de dívida

Próximo Artigo
Transferências para paraísos fiscais aumentam em 2024 para 8. 000 milhões

Transferências para paraísos fiscais aumentam em 2024 para 8.000 milhões

Artigos Relacionados