A empresa Samthiago, de Viana do Castelo, foi distinguida pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, nos prémios “European Heritage Awards/Europa Nostra”, divulgou hoje a empresa. Venceram na categoria de “Conservação e Reutilização Adaptável” pelo restauro do teto da Sé do Funchal, na Madeira.
Os tetos em estilo mudéjar foram, de acordo com o júri, restaurados “com base nas melhores práticas de conservação e restauro, e envolveu uma equipa interdisciplinar de profissionais de topo de várias nacionalidades”.
Os vencedores foram selecionados por um júri composto por peritos em património oriundos de toda a Europa, após uma avaliação feita por comités de seleção responsáveis pela análise das candidaturas submetidas, tanto por organizações como por pessoas a título individual, de 35 países europeus. Estes são considerados os mais importantes prémios a nível europeu, na área do Património Cultural.
Os vencedores serão homenageados na cerimónia europeia de entrega dos prémios, que terá lugar no próximo dia 28 de setembro, no Palazzo del Cinema, em Veneza, Itália.
Pelo menos trabalho, a Samthiago já tinha sido distinguida com os Prémio Gulbenkian Património e Prémio APOM, em 2022.
No portefólio da empresa de Viana estão ainda trabalhos de conservação e restauro no Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Pena, Universidade de Coimbra, Palácio Nacional de Mafra ou Catedral de Santiago (Galiza), todos espaços classificados como Património Mundial da UNESCO.