Seguir o O MINHO

Guimarães

Fábrica de medicamentos à base de canábis em Guimarães vai criar 150 empregos

Economia

em

Foto: Ilustrativa / DR

Uma empresa de produção de medicamentos derivados de canábis vai investir cerca de 30 milhões para a criação de uma nova unidade industrial em Guimarães que prevê, numa fase inicial, a criação de mais de 150 empregos, 20 dos quais qualificados, foi hoje anunciado.

A SMC Therapeutic Health Center Production, Lda, empresa de produção de plantas medicinais para a indústria farmacêutica, vai fazer o investimento no AvePArk – Parque de Ciência e Tecnologia em Guimarães.

A nova unidade industrial terá uma área aproximada de 30 mil metros quadrados, prevendo-se a sua entrada em funcionamento, no terceiro trimestre do ano 2023.

“O principal objetivo da nova unidade industrial, é a produção, extratos e descarboxilação de THC e CBD, derivado da planta de canábis”, explica a empresa.

A SMC Therapeutic Health Center Production iniciou a sua atividade em 2020, centrando a sua atividade na produção e distribuição de derivados farmacêuticos e esta nova unidade vai permitir aumentar a capacidade de produção da empresa.

O investimento em I&D visa desenvolver uma tecnologia inovadora que permita a produção em massa de biocompostos para efeitos medicinais e farmacêuticos.

Segundo o diretor geral da SMC, Carlos Amorim, citado no comunicado, “há uma consciencialização por parte da SMC que atua com uma tecnologia produtiva, assim como a necessidade de um investimento tecnológico que lhe permite o aumento da sua capacidade produtiva, através de mão de obra qualificada”.

“A confiança imprimida no mercado interno e externo e a proximidade com que se estabelece junto das entidades públicas e privadas no setor farmacêutico, ira permitir que a SMC tenha um crescimento sustentado em Portugal”, conclui o responsável.

Populares