Empresa de Guimarães prevê recuperação no setor do calçado em 2022

Celita presente na maior feira de calçado do mundo, em Milão
Empresa de guimarães prevê recuperação no setor do calçado em 2022

As empresas portuguesas presentes na maior feira de calçado do mundo, que arrancou hoje em Milão, querem aproveitar os “claros sinais de retoma” para reavivarem o negócio, mesmo que o menor número de visitantes “não compense” financeiramente o investimento.

A marca de calçado desportivo Ambitious, da empresa Celita, vê no horizonte “um regresso à quase normalidade”, sendo a participação na 92.ª edição da MICAM – que decorre até terça-feira, em Milão, Itália – já a 15.ª presença em mostras do setor nesta estação.

De acordo com o diretor comercial, Pedro Lopes, a empresa de Guimarães, que emprega 180 trabalhadores, ressentiu-se “um bocadinho” dos efeitos da pandemia, mas “reagiu rápido” através da sua rede de agentes.

Após ter faturado 20 milhões de euros em 2019, a Ambitious registou uma quebra de 12% em 2020 e só em 2022 prevê retomar o volume de negócios pré-pandemia.

A presença na MICAM marca a segunda participação da My Cute Pooch em feiras internacionais, numa aposta que já lhe assegurou a entrada em 10 lojas multimarca em Espanha, três em França e duas em Itália, decorrendo atualmente “conversações” com retalhistas do Dubai, Bulgária e Grécia.

Em Portugal, a My Cute Pooch – que no primeiro ano de atividade faturou 200 mil euros e espera atingir um milhão de euros em 2021 – está já presente em lojas multimarca de “quase todas as cidades do Norte” do país, diz a fundadora.

Trinta e quatro empresas portuguesas de calçado participam, de hoje a terça-feira, na maior feira internacional de calçado, num dos “regressos mais esperados” após um ano sem edições presenciais, segundo a associação setorial.

O presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), Luís Onofre, destaca que “a MICAM é a principal feira do setor e é muito relevante para as empresas nacionais, uma vez que reúne os maiores ‘players’ do setor a nível mundial”, pelo que “a presença portuguesa na feira “é da maior importância para retomar os negócios”.

A participação nacional na MICAM insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), com o apoio do Programa Compete 2020, e visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, para onde o setor exporta mais de 95% da sua produção.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Treinador do tondela admite “medo de perder” frente ao sc braga

Treinador do Tondela admite “medo de perder” frente ao SC Braga

Próximo Artigo
Candidato do pan a braga quer plano para combater alterações climáticas

Candidato do PAN a Braga quer plano para combater alterações climáticas

Artigos Relacionados