Arquivo

Empresa de Famalicão cria primeira máscara transparente certificada para surdos

Covid-19
Empresa de famalicão cria primeira máscara transparente certificada para surdos
Foto: CITEVE

Uma empresa têxtil de Famalicão criou, em parceria com o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, sediado no mesmo concelho, a primeira máscara social transparente certificada.

A Elastoni Confecções, através da marca Be Angel, criou a máscara social transparente em resposta a desafio do próprio CITEVE.

O objetivo da máscara é permitir a fácil leitura labial, “uma solução já muito reclamada e que se destina a um largo número de utilizadores, como sejam a população surda ou com dificuldade auditiva, intérpretes de língua gestual, terapeutas da fala, entre outros”, explica o CITEVE.

A entidade certificadora refere que a “máscara social transparente” facilita a “comunicação entre aquela vasta comunidade (estima-se que cerca de dois milhões de portugueses tenham dificuldades auditivas) e seus interlocutores.

Em declarações ao Expresso, Nuno Oliveira, responsável pelo projeto da Be Angel, adiantou que as máscaras deverão começar a ser comercializadas em breve.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 466 milhões de pessoas que sofrem com problemas de audição e muitos dependem da leitura labial, a par com a língua gestual, para comunicar.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pcp propõe nacionalização imediata do novo banco

PCP propõe nacionalização imediata do Novo Banco

Próximo Artigo
Taxa de incidência da tuberculose atingiu em 2018 novo máximo desde 2010

Taxa de incidência da tuberculose atingiu em 2018 novo máximo desde 2010

Artigos Relacionados