A Tintex venceu ontem o prémio de “melhor produto” durante o encontro internacional ISPO Textrends, evento que reúne as melhores marcas e tendências para roupa vocacionada para desporto e moda casual, que decorre em Munique, na Alemanha.
Com sede em Vila Nova de Cerveira, já perto da fronteira com Espanha, a Tintex foi fundada nos anos 90 por alguns empresários da região do Cávado, e atualmente é uma empresa 100% familiar gerida por habitantes de Esposende.
De acordo com o Jornal T, a Tintex candidatou apenas um produto a estes prémios, e foi o suficiente para vencer a mais importante distinção na categoria “base layer”, com uma malha interloque que mistura as fibras lyocel e a seacell, esta última incorporando algas marinhas que promovem a regeneração da pele.
Rute Santos, responsável pelos produtos da Tintex, salientou à mesma fonte que a empresa está “muito feliz” com esta distinção, aproveitando para destacar a estabilidade da malha premiada, graças “à maquinaria da Tintex”, que permite desenvolver em estruturas mais leves ou mais pesadas. “É uma malha para ser utilizada em contacto direto com a pele precisamente pelas suas propriedades ao nível do weelbeing”, disse ressalvando ainda o “toque sedado” da malha.
Cerveira, um lugar pouco habitual para indústria têxtil
Pedro Silva, administrador da Tintex, havia explicado a O MINHO que o facto da empresa se localizar em Cerveira, um local pouco habitual para este ramo, deveu-se a dificuldades logísticas, o que levou os então cinco empresários da região do Cávado, em 1998, a fundarem a nova empresa sobre as ruínas de uma antiga tinturaria.
O objetivo foi, desde logo, criar têxteis de qualidade, e muito rapidamente o produto de mais destaque da Tintex foram as malhas de liocel, algo que, afirma Pedro Silva, “foi revolucionário” no modo como se produz no têxtil.
“Estas malhas estão cada vez mais presentes nas roupas do dia a dia, quando há vinte anos não se ouvia falar. Mas hoje continua a ser a fibra mais sustentável, com um toque caraterístico, e a Tintex cresceu nessa fama e entretanto direcionou-se para produtos mais sustentáveis e inovadores, com investigação e desenvolvimento e por isso é que hoje em dia estamos presentes nestas feiras e ganhámos o que ganhámos, fruto do trabalho”, concluiu.
Para além da empresa do Alto Minho, também as portuguesas A. Sampaio & Filhos, Textêis JF Almeida, Bloomati by Carvema, 4Teams e Fernando Valente foram alvo de menção na edição primavera/verão da ISPO Textrends, que destaca produtos pela sua performance, tecnologia ou sustentabilidade.