O Grupo DST, de Braga, vai apresentar, esta semana, na Alemanha, uma nova marca de caixilharia minimalista, que arranca com um investimento de 18 milhões de euros. Estas janelas têm – de acordo com a empresa – a “melhor performance térmica do mercado europeu”.
A nova marca de caixilharias será apresentada na BAU, em Munique, Alemanha, feira bienal líder dos setores de arquitetura, materiais e sistemas de construção, que decorre entre hoje e sexta-feira.
“A principal vantagem competitiva das janelas LYRICAL é a alta performance térmica, a melhor do mercado europeu. Destacam-se também o design e estética inovadores e a customização, personalização e modularidade, que consiste em oferecer produtos que se adaptam às necessidades específicas de cada cliente”, pode ler-se no comunicado enviado a O MINHO.
“Com o know-how da bysteel fs, empresa do grupo, a LYRICAL oferece, assim, um conceito de janelas minimalistas de alta performance, personalizável, de design exclusivo e elevado sentido estético, em parceria com arquitetos de renome, elevando-as ao patamar de obra de arte e enriquecendo qualquer edifício onde sejam aplicadas”, acrescenta.
A marca será implementada, “maioritariamente, nos mercados europeu, americano e no Médio Oriente, com um público-alvo de segmento alto, consumidores finais premium e prescritores como arquitetos e designers, prevendo atingir os 30 milhões num prazo de cinco anos”.
“A luz e as fontes de luz natural são dos temas mais profundamente trabalhados pela arquitetura contemporânea, com impacto direto na qualidade de vida e na produção de emoções naqueles que usufruem dos espaços. A janela é, em consequência, um dos elementos mais inspiradores no processo criativo do arquiteto. A LYRICAL concebeu uma linha de obras de arte minimalistas capazes de acrescentar valor ao espaço, suportadas em tecnologia avançada e valores de sustentabilidade, dividida em duas séries: a LYRICAL MUSE e a evolutiva LYRICAL ODE”, explica André Gonçalves Pereira, diretor geral da LYRICAL, citado no comunicado.
O responsável da nova marca do universo de empresas do Grupo DST concluiu ainda que “a abordagem modular do sistema LYRICAL oferece uma flexibilidade quase infinita, com componentes híbridos de alta qualidade, como perfis térmicos e de isolamento exclusivos e customizados”.
“O GRP (fibra de vidro) ou o PA66 GF25 (poliamida), garantem excelente isolamento térmico e níveis muito elevados de robustez mecânica, admitindo também uma infinidade de configurações. Os seus trilhos lisos, onde os painéis deslizam sem esforço, e os perfis finos de montante central, garantem que cada elemento é projetado para oferecer desempenho e estética superiores”, explica.
A gama de perfis de alumínio da LYRICAL oferece soluções adicionais, como um sistema de drenagem integrado opcional, garantindo o máximo desempenho de estanqueidade.
“Com um especial foco na eficiência térmica, os sistemas LYRICAL são ideais para climas frios, não deixando de garantir eficácia e desempenho em climas quentes e húmidos ou ventosos”, salienta o comunicado.
A unidade de produção da LYRICAL com aproximadamente 10.000 m² está projetada e organizada de forma eficiente para otimizar o fluxo produtivo e minimizar desperdícios e ineficiência em toda a cadeia de produção, desde a receção à expedição do material transformado.
Localiza-se no campus do Grupo DST, em Braga, e conta com um projeto de arquitetura a cargo do Pritzker Eduardo Souto Moura.
Até ao final de 2025 prevê contratar 75 trabalhadores e duplicar este valor até 2030.
Notícia atualizada às 19h26 com correção do valor de investimento.