Empresa de Braga e UMinho juntam-se para “revolucionar” o fabrico de raquetes de padel

Parceria de três anos
Foto: DR

A Quad, empresa de Braga, e a Universidade do Minho, criaram uma parceria, com a duração de três anos, com o objetivo de “revolucionar o desenvolvimento de raquetes de padel”.

Em comunicado, a empresa bracarense, primeira fabricante portuguesa de raquetes de padel em carbono, explica que esta colaboração “visa integrar o mais avançado conhecimento científico e tecnológico no desenvolvimento da nova geração” das suas raquetes.

“Esta aliança entre a QUAD e a Universidade do Minho tem como objetivo analisar, em ambiente laboratorial, todas as componentes estruturais das raquetes utilizando ferramentas de simulação de última geração. Ao recorrer à engenharia computacional e a técnicas sofisticadas de modelação mecânica, será possível prever o comportamento das raquetes com elevada precisão, tudo isto antes mesmo de se iniciar a produção da raquete”, explica a empresa em comunicado.

Foto: DR

De acordo com a mesma fonte, a investigação contempla ainda testes de performance específicos aos principais materiais utilizados na construção das raquetes, como o carbono e as gomas.

No caso do carbono, são avaliadas a rigidez, resistência e a capacidade de absorção de energia em situações de impacto e esforço repetido. No caso das gomas, é medida a sua resposta viscoelástica e o seu comportamento ao longo do tempo, especialmente sob condições de deformação, calor e pressão.

Foto: DR

Estes ensaios vão permitir selecionar e otimizar materiais que garantam uma combinação ideal entre potência, controlo e durabilidade, assegurando uma experiência de jogo de alta performance.

Estes trabalhos decorrerão em sinergia entre as instalações técnicas da Quad Factory e os laboratórios especializados da Universidade do Minho, o que garante “uma transferência de conhecimento aplicada e orientada para resultados práticos e mensuráveis”.

Vasco Carvalho, fundador da Quad, afirma que “a fonte de motivação” da empresa “sempre foi a inovação”.

Foto: DR

“Foi com essa base que construímos a Quad Factory, a primeira fábrica de raquetes de Padel em carbono, em Portugal. E esta parceria representa mais um passo gigante no nosso compromisso com a excelência, não só em termos de design e performance das nossas raquetes, mas também na forma como integramos a ciência e tecnologia no processo produtivo”, acrescenta.

Para André Catarino, diretor adjunto do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, “este projeto é um exemplo claro de como a investigação aplicada pode criar soluções revolucionárias e de alto valor acrescentado”.

“Trabalhar com a Quad é alinhar o nosso conhecimento com um parceiro ambicioso e visionário”, conclui.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados