Empresa de Braga cria roupa que não amarrota, não faz vincos nem rugas

Fábrica do falecido “Cardoso da Saudade”

Pisa-se, dobra-se, mete-se na mala, lava-se e não amarrota, nem fica com rugas ou vincos. É esta a nova tecnologia da fábrica de vestuário José Pinto Cardoso, S.A, de Braga, fabricante dos fatos Pierlorenzo e Facho e reconhecida pela produção para os segmentos Executive, Gala, Tayloring e Sport.

O jornal T,órgão da APTV (Associação Portuguesa do Têxtil e do Vestuário), relata, na sua edição online, – que aqui reproduzimos – que a José Pinto Cardoso se prepara para lançar um inovadora linha Active com a qual quer agitar o mercado. Um novo conceito que associa o estilo formal o conforto e funcionalidade desportiva, com tecidos inovadores, personalizáveis e recicláveis e, sobretudo, com uma grande vertente prática.

José Pinto Cardoso recebe galardão “A Nossa Terra”. Foto: DR

Para o demonstrar, Carlos Costa – gestor da firma que ostenta o nome do falecido empresário, também conhecido pelas lojas “Cardoso da Saudad”» que ainda existem em Braga – precisa apenas de breves segundos. Despe o casaco, que enrola e amarrota para reduzir a um volume mínimo, e volta a vesti-lo, cheio de estilo, sem vislumbre de ruga ou desvio de forma. E mais, enfatiza: “Pode ser lavado à mão, pendura-se a secar e de manhã veste-se e está como novo”.

Trabalha para a Europa e Estados Unidos da América (EUA)

Costa é, entre outras funções, o responsável pelo novo conceito da histórica empresa de confeções de Braga, uma das pioneiras e única sobrevivente do nascimento do fabrico de pronto a vestir, que a par das marcas próprias produz também em private label para clientes de vários países da Europa e dos EUA.

Já testada e consolidada, a linha Active vai aparecer em regime de colecções cápsula, a primeira para o verão 23, que será apresentada já no início de junho. Além de casacos, calças, blusões, overshirts, e coletes, a empresa vai fazer também práticos sobretudos “três quartos” e pensa no futuro evoluir também para uma linha feminina.

“A roupa também ajuda a manter a juventude e este é um conceito que junta as novas tendências de conforto e desportivas ao estilo formal numa solução com grande vertente prática”, sintetiza Carlos Costa, explicando que assenta em tecidos inovadores com um estampado colorido numa das faces que pode ser completamente personalizado.

Outra caraterística que apresenta como distintiva é o facto de todas as matérias-primas utilizadas serem recicladas e recicláveis. “São peças únicas, fora da box, para um mercado que é cada vez maior e com um potencial de crescimento brutal”, explica ainda.

O novo conceito faz parte da estratégia de uma maior diversificação de produtos, clientes e mercados que a empresa quer imprimir. Um caminho que passa também pela presença em algumas feiras estratégicas e que começou já pelo recente Modtissimo. “Correu muito bem, com o interesse de potenciais clientes de vários países, sobretudo marcas que trabalham no online. Os resultados foram bem animadores”, sintetiza Carlos Costa, que aponta também à presença em feiras como Momad, Las Vegas ou Nova Iorque.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x