Empresa de Braga conquista “óscar do audiovisual e da interatividade”

Edigma
Foto: DR

Os Inavation Awards 2023 atribuíram à Edigma, empresa de Braga que se dedica ao desenvolvimento e implementação de experiências interativas, o prémio de melhor projeto na categoria “Smart Building” pelo trabalho desenvolvido no NARC – Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, em Lisboa – enquanto empresa responsável pela coordenação e implementação da nova experiência museológica inteligente.

“Esta é a categoria mais exigente pois coloca frente a frente os melhores dos melhores, ou seja, todos os finalistas de todas as categorias”, refere a empresa em comunicado enviado a O MINHO.

Segundo a mesma fonte, estes prémios são “considerados como os ‘óscares’ do audiovisual e da interatividade” e a cerimónia decorreu em Barcelona, no Museu Nacional de Arte da Catalunha.

Localizado no subsolo da baixa de Lisboa, o NARC conecta 2.500 anos de história e vestígios de uma cidade que foi preenchida de vida ininterruptamente proporcionando uma experiência de visita imersiva.

Foto: DR

“Este é um reconhecimento que nos honra, de um projeto sustentado numa narrativa expositiva diferenciadora, com recurso a soluções tecnológicas, que se traduzem numa experiência imersiva e envolvente na história de Lisboa. Conseguir vencer este prémio é demonstrativo que, apesar de estarmos a competir entre os melhores do mundo, possuímos argumentos e conhecimento para incorporar continuamente nos projetos dos nossos clientes soluções inovadoras, respeitando a premissa da empresa de construir experiências para pessoas”, afirma Miguel Oliveira, CEO da Edigma, citado no comunicado.

António Monteiro, presidente da Fundação Millennium BCP, afirma sublinha que “o investimento que esta excecional renovação do NARC constituiu insere-se na preocupação permanente do Millennium BCP de valorizar o património histórico e cultural do nosso país como fator essencial para o desenvolvimento de Portugal”.

Foto: DR

A Edigma tem marcado presença de forma consistente entre os finalistas com nomeações nos anos 2018, 2019, 2020 e 2021. E foi premiada por três vezes: em 2016 com o projeto de retalho mais inovador e em 2010 e 2011 com o prémio de projetos de Digital Signage mais inovadores.

Os prémios InAVation são uma referência na área da tecnologia na Europa, Médio Oriente e África. Estes prémios anuais visam reconhecer a excelência no design, integração e gestão AV a nível mundial.

A Edigma é uma empresa líder no desenvolvimento e implementação de experiências interativas, gestão de atendimento e ‘digital signage’.

O NARC, Monumento Nacional desde 2015, oferece uma viagem arqueológica ao passado de Lisboa. Está localizado no subsolo do edifício do Millennium BCP, localizado na Rua Augusta e na Rua dos Correeiros.

Foto: DR

O sítio arqueológico foi descoberto durante escavações nos anos de 1991 a 1995 e está classificado como Monumento Nacional desde 2015.

Abrangendo um período de mais de 2.500 anos incluiu vestígios de edifícios e achados dos períodos ibero-púnico, romano, alto-medievo, islâmico, medieval cristão e pombalino.

Recebeu, até à data, cerca de 200.000 visitantes de Portugal e de todo o mundo.

É gerido pela Fundação Millennium BCP.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados