Seguir o O MINHO

Braga

Empresa de Braga avança com central solar no Ribatejo para abastecer 35 mil casas

Energia renovável

em

Foto: DR

A Rosseti Engenharia, empresa do ramo das energias renováveis sediada em Braga, assegurou a construção e instalação de um parque fotovoltaico no Mexeeiro, distrito de Santarém, iniciando-se esta terça-feira, 24 de março, os trabalhos, foi hoje anunciado.

Trata-se de uma “marcante obra no âmbito das cada vez mais importantes energias renováveis com uma capacidade instalada de 30 MW”, escreve a empresa, em comunicado enviado a O MINHO.

“Esta central solar será executada para o cliente Generg – um player com um portfolio considerável na área das energias renováveis -, e tem lugar no Município de Salvaterra de Magos, no Ribatejo”, acrescenta a empresa.

A Central Solar do Mexeeiro será constituída por um total de 80 mil painéis solares fotovoltaicos em estruturas do tipo seguidor, equivalente à capacidade de 30 MW. Este projeto produzirá mais de 45 GWh de energia por ano, exclusivamente proveniente da luz e do calor do sol, o que permitirá abastecer mais de 35 mil pessoas, segundo dados recolhidos junto da empresa bracarense.

Conjuntamente com a instalação dos 80 mil painéis solares que constituirão a Central Solar do Mexeeiro, a Rosseti Engenharia vai construir uma subestação elevadora e respetivo edifício de comando permitindo a injeção de energia na rede de distribuição elétrica.

Pedro Martins, diretor-geral da Rosseti, destaca a importância da realização desta obra por parte da empresa: “A produção de energia solar em Portugal tem crescido de ano para ano, tendo nos últimos cinco simplesmente duplicado. Queremos e seremos certamente uma das empresas que irá contribuir para o aumento desse crescimento”, refere.

O assegurar desta obra constitui um “importante momento de afirmação para a Rosseti Engenharia”, uma empresa com mais de 3125 MW de energia instalados um pouco por todo o mundo, estando já consolidada no mercado português.

Populares