A IW Enterprise Portugal, sediada na freguesia da Várzea, em Barcelos, foi selecionada para a montagem em França do navio X34, “um dos maiores e mais avançados navios de cruzeiro do mundo”. Com um comprimento de 350 metros, o navio pertence à frota da MSC, companhia privada de cruzeiros suíça e uma das maiores do mundo no setor.
Em comunicado, a empresa barcelense refere que este novo navio “marcará a indústria de cruzeiros e contará com um conjunto de inovações tecnológicas e de design”.
A IW Enterprise será responsável pelo fornecimento de 117 ‘waiter stations’ (bancadas de serviço em inox, que podem ser ou não aquecidas) aplicadas em várias áreas de restauração do navio, como o Restaurante Lower; o Sports Bar; o Restaurante Main Buffet; o Restaurante Eataly e o Yatch Club. Trata-se de um investimento na ordem dos 750 mil euros.
“A IW fornecerá e aplicará ainda revestimentos nas bancadas retráteis de uma sala polivalente a bordo, que poderá ser utilizada como cinema, teatro ou sala de bailes. As bancadas ajustáveis serão revestidas com painel compacto lamicolour azul-escuro, utilizando perfis de aço inoxidável em forma de U, colocados de maneira intercambiável. Um investimento próximo dos 50 mil euros e que reforça a nossa versatilidade em obra”, reforça José Tavares, administrador da IW Enterprise Portugal, citado no comunicado.
Ao nível decoração de espaços comerciais e áreas de entretenimento, a IW será responsável pela gestão de um conjunto de projetos, através de um novo investimento superior a 720 mil euros, focado nas áreas de Sports Bar – montagem de expositores, decorações de balcões, revestimentos de paredes, banquetas (sofás) com design específico e tetos metálicos feitos sob medida; área de Jewelley – montagem de mobiliário específico, expositores e revestimentos de paredes com materiais como laminados, aço polido, vidro extra claro e tecidos; e área de Italian Coffee – fabrico e montagem de mobiliário específico, incluindo mesas, expositores, balcões e revestimentos de paredes com materiais como granito, ferro pintado e tecidos.
“A escala deste novo projeto demonstra o compromisso da IW Enterprise Portugal com o desenvolvimento de soluções inovadoras, à medida das particularidades da indústria de cruzeiros, consolidando ainda mais a sua posição neste segmento de mercado em França”, refere o comunicado.
“Temos um acordo de trabalho válido até 2029, onde o elevado nível de profissionalismo nesta indústria está sempre presente, até porque os prazos são rigorosamente cumpridos – por exemplo, uma multa por incumprimento pode atingir o valor de um milhão de euros por dia. Este ambiente exige a máxima competência nos estaleiros em França e, por isso, já estamos a programar e planear dois novos projetos de navios, um para 2026 e outro para 2027, dentro do programa de trabalho previsto até 2029” acrescenta José Tavares.
“Apesar do alto nível de exigência, os prazos de pagamento estipulados são respeitados, o que nos permite uma gestão e programação financeira distinta, face aos projetos realizados no mercado nacional”, conclui o responsável.