Seguir o O MINHO

Barcelos

Empresa de Barcelos cria produto que elimina covid-19 em 30 segundos

Economia e saúde

em

César Martins, CEO. Foto: DR

A ChemiTek, startup com sede em Barcelos e unidade de produção em Esposende, que integra a comunidade da Startup Braga, aproveitou o know-how e a unidade de produção para lançar um produto para desinfeção de mãos e superfícies no combate à covid-19.

“Pesquisamos sobre os vários problemas que o álcool trazia, sobretudo associado ao caráter inflamável e à desidratação que traz para a pele. Com objetivo de fazer algo inovador formulamos um desinfetante que não danifica a pele nem superfícies e realmente eficaz para o SARS-CoV-2”, destaca César Martins, CEO da ChemiTek.

O produto chama-se Sani Protect e recebeu, nos últimos dias, o certificado da norma EN 14476, atribuído por um dos laboratórios europeus mais importantes da área, o DR. BRILL + PARTNER GMBH, na Alemanha.

O certificado atesta que o produto elimina o novo coronavírus em 30 segundos, sendo também eficaz noutros vírus como a hepatite, gripe ou herpes, entre outros.

Este desinfetante foi desenvolvido e aperfeiçoado de forma a “ter a melhor performance na eliminação de vírus, bactérias e fungos, sendo feito com base de cloreto de didecildimetilamónio”.

O produto conta com certificado na eliminação de vírus encapsulados, incluindo o SARS-CoV-2 e Ébola (segundo norma EN 14476:2019), bactérias (segundo norma EN 1276:2019) e fungos (segundo norma EN 1650:2019) e está notificado na Direção Geral de Saúde (DGS), cumprindo todas as normas biocidas.

O produto desenvolvido pela empresa de Barcelos pode ser utilizado para desinfeção de mãos, equipamentos tecnológicos e superfícies, não recorrendo ao álcool e garantindo, portanto, a integridade da pele.

Populares